6 dicas infalíveis para uma decoração de apartamento acolhedora



Blog UAU

6 dicas infalíveis para uma decoração de apartamento acolhedora

Você também acredita que a característica mais importante para ter uma casa acolhedora é o tamanho? Sonha com um imóvel amplo para chamar de seu? Pois temos uma novidade para contar: mais vale um apartamento bem decorado e acolhedor que uma mansão fria e sem personalidade! Aliás, já parou para pensar que os apartamentos estão cada vez menores?

A boa notícia é que a limitação de metros quadrados não o impede de ter um lar aconchegante e cheio de estilo! Muito pelo contrário, ter um apê compacto é ótima razão para investir em decoração. Com bom gosto e criatividade, um espaço pequeno pode ficar grandioso.

Quer decorar seu apartamento para deixá-lo ainda mais convidativo e especial? Então confira as dicas de decoração de apartamento que preparamos para o post de hoje! Vamos lá?

Pense no conforto

É simplesmente impossível falar de decoração acolhedora sem pensar em conforto. O ideal é que seu apartamento seja um refúgio, ambiente em que você consegue realmente descansar. Para isso, deve ser um espaço aconchegante, que deixa os moradores à vontade e abraça as visitas que chegam.

É indispensável, portanto, investir em uma mobília confortável, especialmente assentos com densidade adequada, revestimentos macios e que sejam agradáveis ao toque. Além disso, o ideal é que os móveis estejam dispostos de maneira não linear, a fim de evitar a formalidade, consequentemente aumentando a descontração e o conforto.

Aposte em quadros e fotos

Quadros e fotografias embelezam o apartamento enquanto traduzem a personalidade dos donos. Mas não é só isso! Esses elementos ainda conseguem deixar a decoração de apartamento mais familiar e afetiva, gerando uma sensação única de acolhimento.

Por isso, definitivamente vale a pena decorar as paredes com lembranças de momentos e pessoas especiais, pendurando fotos de amigos, parentes, viagens e eventos. Você pode fazer um mural, uma galeria no corredor ou colocar porta-retratos sobre os móveis. O apê vai ficar com a sua cara, o que também contribui para a criação de um clima acolhedor, cheio de significado.

Foque na simplicidade

A dica aqui é direta: evite peças com design muito imponente e rebuscado. Peças grandes, elaboradas ou sofisticadas demais não combinam com a proposta acolhedora. Eles deixam a decoração do apartamento pesada e intimidadora, adjetivos nada compatíveis com acolhimento e conforto.

Com isso em mente, procure dar preferência a itens leves e minimalistas — mas sem abrir mão de beleza e estilo, claro! Pode acreditar: é plenamente possível encontrar móveis e objetos interessantes sem qualquer tipo de excesso.

Escolha as cores certas

No caso de apartamentos pequenos, cores claras (como bege, nude e branco) costumam ajudar a criar uma sensação de amplitude. Mas por mais que essas tonalidades consigam tornar o espaço mais clean, não tornam o imóvel aconchegante.

Para quebrar esse visual monótono e monocromático, o mais recomendado é apostar em detalhes de cores quentes e solares — como laranja e vermelho. Além disso, inclua elementos decorativos em tonalidades amadeiradas e terrosas, que trazem um toque de acolhimento todo especial para o apê.

Invista no mix de texturas

Uma maneira bastante eficiente de agregar conforto e aconchego ao apartamento é investir no mix de texturas. Você pode usar tecidos variados para decorar o imóvel, além de colocar mantas e almofadas fofas sobre o sofá. Mesclar materiais distintos também é uma ótima pedida! Que tal vidro, metal e madeira?

Providencie também um belo tapete para a sala! Nesse quesito, vale ressaltar que os tapetes não só ajudam a promover isolamento acústico como garantem conforto térmico para o espaço.

Valorize a iluminação

A iluminação também cumpre um papel importantíssimo na composição de uma decoração de apartamento acolhedora. A luz perfeita cria uma atmosfera intimista e envolvente, além de assumir outras funções, destacando objetos decorativos, mantendo o estado de alerta, aumentando a segurança do apartamento e até mesmo diminuindo ou aumentando os espaços. Tudo depende do tipo de iluminação!

Vale destacar que as lâmpadas brancas criam um ambiente mais frio e brilhante, enquanto as lâmpadas amareladas deixam o apartamento mais quente e aconchegante. Seguindo basicamente a mesma lógica, a iluminação direta deixa o espaço mais claro, mas pode ser bem cansativa, enquanto a indireta é menos chocante e, por isso, mais acolhedora. Então acrescente à sua listinha: lustres, abajures, luminárias pendentes e arandelas.

E aí, gostou das nossas dicas de decoração de apartamento? Aproveite para conferir este outro post com mais sugestões!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *