Customização DIY: veja essas 3 inspirações!



Blog UAU

Customização DIY: veja essas 3 inspirações!

Dar vida nova a algo que já estava esquecido, aproveitar um objeto em outra função, reutilizar um material transformando-o em um item de decoração. Essas são as ideias por trás da customização DIY. 

A sigla vem do inglês “do it yourself”, que traduzindo significa “faça você mesmo”. No post de hoje, vamos entender melhor como esse costume tem se difundido entre as pessoas.

Já adiantamos que a customização DIY é uma prática viável em termos econômico e ambientais. Quer um exemplo? Um bule esquecido no canto do armário pode virar um lindo e charmoso jarro de flor ou plantas.

Confira outras possibilidades!

Inspirações para aplicar a customização DIY

As possibilidades de customização DIY são infinitas diante da criatividade. Você pode mudar a cor de algum objeto, fazer sobreposições e aplicações ou simplesmente usar um objeto com outra finalidade. Aí vão alguns exemplos que podem servir de inspiração.

1. Cores e texturas 

Aplicando novas texturas na superfície de uma caixinha de papelão ou MDF, ela pode virar um lindo porta-joias ou uma caixa para guardar recordações. Dá para decorá-la, por exemplo, com pedacinhos de CDs que não são mais utilizados.

A escada velha pode se tornar um móvel útil e decorativo. Basta lixar, limpar e passar uma mão de tinta. Também vale fazer aplicações ou mesmo deixá-la com aspecto rústico, que está super em alta na moda casa. Em seguida, ache um lugar para a nova prateleira.

2. Reaproveitando objetos em outras situações

As latas dos produtos em conserva não precisam ir direto para o lixo. Antes de fazer o descarte, que tal reaproveitá-las, fazendo uma bela customização? Após uma mão de tinta, elas podem ser usadas como porta-treco. Dá para colocar lápis, material de escritório, usar como porta-aviamentos etc.

Aquela caneca colorida que veio como lembrança de uma viagem pode ser o suporte para velas aromáticas. Além de enfeitar e iluminar, o ambiente fica superperfumado.

As taças antigas de um conjunto desfalcado podem se transformar em um inusitado castiçal! Lave, seque, vire de ponta-cabeça e coloque sobre o aparador. Agora, é só fixar uma vela em cada uma. Pronto, você tem um lindo e diferente cantinho de luz.

3. Criando móveis 

Os paletes de madeira podem se transformar em uma cama rústica. Dúvida? Consiga uma quantidade de paletes que some a metragem do móvel desejado. Lixe bem aplique tinta ou verniz. Depois, é só colocar o colchão por cima.

Para seguir essa mesma tendência, empilhe alguns paletes de modo a criar um minissofá. Coloque almofadas no assento e no encosto, para ficar bem confortável.

É barato e ecologicamente correto!  

A customização DIY é versátil e fácil de realizar. Com ela, fica mais acessível decorar os ambientes de casa e do escritório. Além disso, o reaproveitamento é uma ótima alternativa para evitar o descarte desenfreado de peças e objetos que não estamos mais usando. Reinventar novos usos para utensílios que seriam jogados fora contribui para a preservação da natureza.

Projeto UAU de reaproveitamento de embalagens

Como a UAU é uma empresa de produtos de limpeza preocupada com os impactos ambientais, desenvolvemos um incrível projeto de reaproveitamento. Com criatividade, é possível criar objetos personalizados e muito úteis no dia a dia.

A embalagem do UAU perfumes, por exemplo, pode se transformar em um charmoso vaso de flor e até mesmo em uma luminária. E esses são apenas alguns exemplos de customização DIY.

Em nossa página do Facebook, você encontra outras postagens muito interessantes. Acesse agora!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *