Afinal, vale a pena contratar diarista para faxinar minha casa?



Blog UAU

Afinal, vale a pena contratar diarista para faxinar minha casa?

Ter uma casa limpa e organizada é o desejo de todos, mas manter os afazeres domésticos em dia pode não ser uma tarefa fácil, seja por falta de tempo ou pelos desafios que naturalmente a idade nos traz. E, para que as tarefas de casa não se acumulem, muitas pessoas optam por contratar uma diarista.

Cada casa e apartamento têm um estilo particular de limpeza e organização. Mas para todo tipo de ambiente, a melhor escolha é a contratação de uma diarista. Neste post, vamos explicar o que ela faz e quais as vantagens de contar com esse serviço. Além disso, vamos mostrar algumas regras importantes que você precisa saber antes de fazer essa contratação. Confira!

O que faz uma diarista?

Quando a correria do dia a dia faz com que as tarefas diárias comecem a acumular, muitas pessoas buscam pelos serviços das diaristas. Elas realizam suas atividades com muito zelo e cuidado e com bastante agilidade. Elas ajudam a colocar tudo em ordem e oferecem algumas vantagens para quem pensa em investir no serviço. Suas principais funções são:

  • varrer e passar pano;
  • aspirar carpetes, cortinas e afins;
  • limpar vitrais e vidros;
  • higienizar e lavar banheiros e cozinhas;
  • retirar o pó de móveis e objetos de decoração;
  • limpar teto e paredes.

Quais as vantagens de contratar uma diarista?

A maior vantagem em contratar uma diarista é que ela não precisa ter registro na CTPS, conforme a CLT. Nesse caso, o contratante não paga os impostos que pagaria por uma empregada doméstica convencional, que trabalha todos os dias da semana. Também não é necessário pagar outros benefícios, como 13º salário e férias. Confira outras vantagens a seguir.

Custo menor

Contratar uma diarista é também uma maneira de reduzir os custos. Como não é preciso assinar a carteira de trabalho, o contratante não terá gastos com impostos ou outros benefícios garantidos por lei. Quando a contratação é feita por uma plataforma especializada, também se gasta menos com produtos de limpeza.

Economia de tempo

Com a vida já tão corrida, economizar tempo é algo fundamental. Muitas vezes, nas raras horas livres, o cansaço predomina e só queremos repor as energias. Assim, ao contratar uma diarista, você pode aproveitar o tempo que gastaria dando faxina com um passeio ou outra atividade que goste de fazer para relaxar.

Casa sempre em ordem

A diarista passa algumas horas na sua casa, e você pode instruí-la a priorizar determinadas atividades naquele dia. Se acha que está na hora de lavar as cortinas ou aspirar o carpete, por exemplo, pode pedir para essa ser a prioridade do dia. Isso ajuda a manter a limpeza, evitando o acúmulo de sujeira.

Quais são as regras para a contratação de diaristas?

Diferentemente das empregadas domésticas, as diaristas são contratadas para realizar seu trabalho em determinados dias da semana e não têm uma rotina fixa. Mas existem algumas regras importantes sobre a contratação desse tipo de profissional que devem ser respeitadas:

  • as diaristas devem receber pelo serviço realizado no mesmo dia;
  • se decidirem abandonar o serviço, as diaristas não precisam, por lei, comunicar previamente;
  • diaristas não têm direito a férias remuneradas, 13º salário, descanso semanal remunerado e horas extras;
  • como são autônomas, elas mesmas são as responsáveis pelo recolhimento do INSS;
  • diaristas não têm jornada de trabalho definida pelo contratante.

Portanto, contratar uma diarista é uma ótima alternativa para quem não quer acumular os afazeres domésticos e pretende ter a casa sempre bem-arrumada e confortável. Além disso, trabalhadores autônomos não necessitam de pagamentos de benefícios por parte do empregador.

Gostou deste post? Assine nossa newsletter e receba gratuitamente dicas para deixar sua casa impecável!

function downloadJSAtOnload() { var element = document.createElement(“script”); var ion = document.getElementById(“myIon”); element.src = “https://ionfiles.scribblecdn.net/scripts/ionizer-1.3.min.js”; element.setAttribute(‘data-ion-embed-hash’ , ‘eyJ1cmwiOiIvL2ludGVyYXRpdm9zLnVhdWluZ2xlemEuY29tLmJyL3Byb2R1dG9zLWRlLWxpbXBlemEtcGFyYS1jYXNhP19pb25fdGFyZ2V0PWVtYmVkLTEuMCIsImlkIjoiX2lvbl9pb25pemVyXzE2MzI0MTU4MjAyNDciLCJhcHBlbmRRdWVyeSI6ZmFsc2V9’ ) document.getElementById(“myIon”).append(element) ; } if (window.addEventListener) window.addEventListener(“load”, downloadJSAtOnload, false); else if (window.attachEvent) window.attachEvent(“onload”, downloadJSAtOnload); else window.onload = downloadJSAtOnload;

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *