Confira essas 7 dicas de ouro para organizar a cozinha



Blog UAU

Confira essas 7 dicas de ouro para organizar a cozinha

A cozinha é, literalmente, um dos cantinhos mais gostosos da casa, não concorda? Afinal, além de ser o lugar mais adequado para preparar nossas refeições diárias, é ali que muitas vezes reunimos amigos e familiares por dois excelentes motivos: comida e confraternização! E já que nossos alimentos são preparados na cozinha, não dá para negar que esse cômodo requer o máximo de higiene e organização. Manter tudo em ordem e garantir que utensílios, bancadas e pias estejam sempre limpos é indispensável também para nosso bem-estar.

É fato: quando a cozinha está limpa e organizada, o ambiente fica mais agradável, bonito, funcional e saudável. Quer saber como organizar a cozinha com dicas práticas e super eficazes? Então continue lendo o nosso post!

Faça um reconhecimento e triagem no espaço

Os principais objetivos da organização da cozinha devem consistir em facilitar o uso dos objetos no dia a dia, garantir a salubridade do espaço e manter os utensílios domésticos sempre à mão. A melhor maneira de atingir esses objetivos é começar a organizar o cômodo fazendo uma triagem completa que tudo que há na área. Abra os armários, visualize o que é necessário e o que é dispensável. O que estiver vencido, quebrado ou for antiquado, pode ser descartado para abrir espaço para o novo.

Organize os alimentos priorizando a funcionalidade

Ao organizar a cozinha, dê uma atenção especial à arrumação dos mantimentos. Os produtos que você usa com mais frequência devem ficar na frente, enquanto os que você usa menos podem ser mantidos atrás. Ainda assim, certifique-se de que eles não fiquem escondidos, pois sabemos que, se ninguém avista os alimentos, as chances de expirar o prazo de validade são maiores. Na arrumação dos mantimentos, a dica é ordená-los por tamanho e tipo. Caso alguns produtos já tenham sido abertos, lacre a embalagem com pregadores específicos ou transfira o conteúdo para potes fechados, identificando-os com as respectivas datas de vencimento.

Limpe bancadas, pias e armários

A limpeza da cozinha é essencial na organização desse cômodo, até porque, não basta colocar tudo no lugar se o ambiente permanecer propício à proliferação de germes e bactérias, não é mesmo? O preparo de alimentos não combina com sujeira! Sendo assim, é fundamental limpar as superfícies da cozinha, utilizando água, detergente e desengordurante.

Lembre-se da higienização do piso

Para limpar o piso e a sujeira mais pesada, aposte em produtos com cloro ativo. Agora, para higienizar eletrodomésticos e dar brilho às superfícies, boas pedidas são os saponáceos cremosos e os limpadores de inox. Para finalizar a limpeza e deixar a cozinha com um cheirinho bem agradável, invista em produtos multiuso com fragrâncias de sua preferência e eliminador de odores.

Arrume louças e talheres de um jeito prático

Na hora de arrumar as louças e talheres, priorize a praticidade. Observe o que você usa mais no cotidiano e coloque esses itens em um lugar acessível. Você pode manter as peças que só usa em eventos especiais em lugares mais altos, por exemplo. É indispensável que os objetos sejam categorizados e guardados com itens semelhantes, ou seja, canecas com canecas, taças com taças, pratos com pratos, garfos com garfos e assim por diante. Isso facilita sua limpeza e seu uso diário!

Guarde as panelas e assadeiras todas juntas

Agrupe suas panelas e as guarde juntas em prateleiras, gavetões ou armários embaixo da pia. As tampas podem ficar armazenadas em um lugar específico, por ordem de tamanho. Se não couberem juntas, separe-as, mas mantenha tudo a seu alcance. Cuidado para preservar a integridade dos objetos, evitando acumular muitos itens em um mesmo espaço! Formas, panelas, assadeiras e vasilhames plásticos podem ser empilhados, ao contrário das peças de vidro.

Acomode os temperos em um local específico

Agrupe os condimentos, temperos secos, azeite, sal, óleo e afins. Depois, coloque-os em um dos compartimentos do armário ou sobre uma bandeja de madeira ou metal. Além de prática, essa dica agrega um valor decorativo à cozinha. E por falar em decoração, que tal expôr os utensílios mais bonitos da sua cozinha? Fica um charme!

E você, já usou alguma dessas técnicas ou tem outras dicas para organizar a cozinha? Compartilhe suas experiências conosco nos comentários!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *