Como usar caixas organizadoras na decoração de casa?



Blog UAU

Como usar caixas organizadoras na decoração de casa?

Não é só para ajudar a encontrar o que você precisa, contribuindo para que cada coisa esteja sempre em seu lugar. A verdade é que manter a organização da casa também alivia seu trabalho na hora da limpeza, sabia? Pensando nisso, vamos contar no post de hoje tudo o que você precisa saber sobre um dos utensílios mais práticos e versáteis quando o assunto é arrumação: as caixas organizadoras. Continue lendo e descubra como usá-las para deixar cada cantinho do seu lar mais bonito!

Escolha o material certo

Se você é novato no universo das caixas para organização, certamente se surpreenderá com a variedade de modelos disponíveis por aí em diferentes materiais. Mas antes de perder a cabeça e decidir levar um monte para casa, é bom entender onde cada um deles deve ser usado. Confira!

  • Papel: as caixas de papel são perfeitas para o escritório, o quarto ou mesmo a sala, para guardar coisas secas.

  • Plástico: as caixas desse material são ideais para guardar itens que podem molhar, sendo mais usadas na cozinha e no banheiro.

  • Vime ou palha: teoricamente, essas caixas podem ser usadas em qualquer cômodo, já que são resistentes à umidade. Mas como têm ranhuras que podem acumular bastante poeira, ficam melhores dentro dos armários.

  • Madeira: dependendo do tratamento do material, essas caixas podem ser usadas em qualquer cômodo. Como costumam ser mais resistentes, são ideais para armazenar itens pesados.

Conheça suas possibilidades

Além de serem feitas com materiais apropriados para os itens que vão guardar, as caixas também vêm em diferentes tipos, dependendo de sua função. Aquelas sem tampa e mais quadradas, por exemplo, dão fácil acesso a objetos usados com maior frequência, podendo ser encaixadas em prateleiras e nichos. Já as com tampa podem ser empilhadas e oferecem maior proteção para os itens guardados ali, apesar de ser mais difícil acessá-los. Por esse motivo, muitas dessas têm uma etiqueta na parte exterior, indicando seu conteúdo.

Para as gavetas, as caixas com divisórias são excelentes. As caixas em formato de cesto, que não podem ser facilmente empilhadas ou encaixadas, ficam bem sobre balcões e mesinhas. E ainda existem ainda aquelas próprias para arquivos ou revistas! Viu como existe uma opção para cada gosto e objetivo?

Defina o que guardar

A principal função de uma caixa organizadora é reunir itens que, de outra forma, ficariam espalhados na sua casa — seja sobre a escrivaninha, dentro de uma gaveta ou em um armário. Sendo assim, a melhor maneira de usá-las é justamente juntando papéis, objetos de higiene pessoal, produtos alimentícios e outros itens, tudo categorizado na mesma caixa.

Ao agrupar esses itens segundo sua utilidade, vai ficar bem mais fácil manter a casa arrumada, já que você só precisará tirá-los da caixa para usar, podendo colocá-los facilmente de volta no lugar logo que terminar a tarefa! Que tal começar a organização por seus produtos de manicure, seus itens de papelaria e os produtos de limpeza do banheiro?

Aproveite as caixas na decoração

Agora que você já entendeu quais caixas usar e como elas contribuem para manter sua casa arrumada, chegou a hora de aliar organização e estética, usando as caixas para decorar! Para isso, procure sempre colocar caixas de estilo e material semelhantes no mesmo lugar, ainda que você escolha fazer uma montagem com estampas, tamanhos e cores diferentes. Alinhar o visual das caixas com a decoração do restante do cômodo também é fundamental — mesmo que seja pelo contraste, ok?

E você, como está pensando em usar as caixas organizadoras na sua casa? Tem alguma outra dica para compartilhar conosco? Comente aqui e enriqueça nosso post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *