6 dicas de como usar amaciante de roupas



Blog UAU

6 dicas de como usar amaciante de roupas

Alguns dos momentos mais corriqueiros da vida são capazes de nos levar às nuvens e nos fazer esquecer de todos os problemas, mesmo que por alguns instantes. Um deles é quando estendemos a roupa limpa no varal e aquele cheirinho delicioso de carinho, proporcionado pelo perfume do amaciante de roupas, se espalha por toda a casa.
A vontade é de despejar todo o conteúdo do recipiente para deixar o cheiro ainda melhor, não é mesmo? Mas isso não é nem um pouco necessário — e saiba que não é recomendado!
A verdade é que, com um pouco de prática e com a ajuda de bons produtos, é bem fácil saber como usar amaciante de roupas e deixar suas peças com um aroma incrível! Basta seguir alguns truques e dar atenção às recomendações do fabricante!
Que tal conferir as nossas dicas amigas? Continue a leitura!

1. Use apenas a quantidade indicada no rótulo

Quando você usa marcas de confiança, o seu amaciante de roupas rende muito mais. Especialmente se ele for concentrado, ou seja, daqueles que podem ser utilizados em menor quantidade, mantendo a mesma qualidade e efeito. Por isso, não é preciso usar tanto produto para que as roupas fiquem macias e cheirosas.
Geralmente, apenas meia tampa dos amaciantes concentrados é suficiente para uma máquina inteira de roupas. Assim, você garante roupas cheirosas e também economiza!
O ideal é que você leia o rótulo do produto, no qual constam as recomendações de uso e da quantidade certa para cada tipo de processo de lavagem e quantidade de roupas. Você vai ver que elas vão para o varal perfumadas e macias, como você desejava!

Medidas

Caso você não tenha muita ideia do que é mais recomendável para o uso do amaciante de acordo com a quantidade de peças que vai lavar, preparamos uma listinha com as medidas mais usadas:

  • para cada 5 quilos de roupa, use meia tampa do seu amaciante;
  • se for lavar 7 quilos, adicione mais um dedo do produto;
  • no caso de uma máquina cheia com 10 quilos, use uma tampa do amaciante;
  • roupas pesadas, como edredons e cobertores, ou para máquinas com a capacidade total de 12 quilos, use uma tampa, mais um dedo do produto.

2. Aplique indiretamente sobre os tecidos

O amaciante é um produto pensado para que as nossas roupas durem mais. No entanto, é preciso obedecer corretamente às instruções, para que o efeito não seja contrário.
Aplicar o amaciante diretamente sobre o tecido pode manchá-lo. Por isso, o recomendável é que o produto seja sempre diluído antes de entrar em contato com as roupas.
No caso da máquina de lavar, isso já é feito de forma automática pelo equipamento, por isso mesmo é tão importante despejar o produto no compartimento correto (no geral, é um espacinho menor, ao lado do lugar do sabão em pó).
Caso a sua máquina seja daquelas mais antigas, em que não há um compartimento próprio para o amaciante, você deve esperar que ela encha novamente após enxaguar o sabão de roupas. Então, abra a tampa e aplique o produto na água.
Já para as peças lavadas à mão, o ideal é despejar o produto na água limpa separada para o enxágue e, apenas depois, incluir as roupas na mistura. Em seguida, é só movimentar as peças suavemente no tanque ou bacia e deixá-las de molho por um tempo. Prontinho!

3. Seque as roupas longe da umidade

A forma como as roupas serão secas é capaz de potencializar os efeitos do perfume do amaciante nelas. Claro que nem sempre é possível deixá-las ao ar livre e aproveitar o vento, mas você pode seguir alguns truques para mantê-las mais cheirosas.
Para começar, evite lavar as peças em dias úmidos ou chuvosos, pois elas vão demorar mais para secar e podem ficar malcheirosas. Outra dica é estender as peças assim que o processo de centrifugação terminar, sem que elas fiquem dentro da máquina úmidas por muito tempo.
No varal, o melhor é que haja espaço entre as peças para que o ar possa circular mais livremente. Se a temporada de chuva for mais longa do que o previsto, uma boa ideia é colocar um desumidificador no ambiente onde as roupas estão estendidas.
Por fim, não deixe as peças por muito tempo dentro da secadora de roupas, pois o calor pode ressecar o tecido, tirando o efeito do amaciante. Isso também contribui para que o perfume saia das suas roupas, além de desgastá-las.

4. Use para desamassar as roupas

Muita gente já está abrindo mão do uso do ferro de passar para algumas roupas do dia a dia. Então, saber como usar o amaciante de roupas pode ajudar muito nesse momento.
Para isso, você vai preparar uma mistura de amaciante com água e álcool líquido (a receita é 1/4 de amaciante para uma parte de álcool e duas de água) e borrifar sobre as roupas ao pendurá-las no varal.
O segredo é já colocar as peças nos cabides para que o peso dos tecidos comece o processo de desamassar. Esse é um ótimo truque para não precisar passar os tecidos mais firmes, como malha e jeans.

5. Use para deixar toda a casa cheirosa

Sabe aquela misturinha mágica da última dica? Você também pode borrifá-la sobre cortinas, tapetes e roupas de cama para espalhar ainda mais aquele cheirinho delicioso por toda a casa!

6. Armazene o amaciante de forma adequada

Saiba que o produto é composto de materiais que podem sofrer alterações, dependendo das condições de armazenamento da sua embalagem. Por isso, é preciso guardá-lo bem fechado, sem incidência direta de luz solar e em local fresco.
O amaciante de roupas foi desenvolvido para manter os tecidos mais macios e, dessa forma, preservar suas características originais, sem que eles se desgastem. Uma boa comparação é com o condicionador nos cabelos, que deixam os fios mais suaves e protegidos.
Por isso é tão importante saber como usar amaciante de roupas, pois essa é mais uma forma de deixar o seu lar sempre limpo e aconchegante sem precisar fazer muito esforço — casa impecável e cheirosa para poder aproveitar as coisas boas da vida!
Gostou das nossas dicas? Então, curta nossa página no Facebook e siga a gente no Instagram. Assim, você fica sempre por dentro de informações legais como essas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *