Confira importantes dicas de como tirar pelo das roupas

Nós somos apaixonados por nossos bichinhos de estimação, mas depois de adotá-los é quase impossível achar uma peça de roupa sem pelos. Vivemos nos perguntando como tirar pelo das roupas, principalmente das mais escuras, onde eles aparecem mais e ficam mais difíceis de serem tirados.

Às vezes, por mais que chacoalhemos, os pelos continuam nas roupas. Nem por isso você deve desistir e já coloca-las na máquina de lavar ou no tanquinho. Essa atitude pode entupir o equipamento e passar os pelos para outras peças, além de danificar os tecidos.

A boa notícia é que existem alguns procedimentos simples que livrarão suas roupas dos pelos sem tirar a qualidade do material, mantendo o aspecto de novo e de bem-cuidado. Continue a leitura e descubra quais são!

Como tirar pelos das roupas?

Aprender como tirar pelos das roupas é extremamente útil para quem tem animais de estimação em casa. Você precisa tirar os pelos das roupas antes de lavar para evitar que passem para outras peças. Parece uma missão impossível, mas não é. Confira alguns métodos!

Use água

A primeira dica é para quando estamos chegando ao trabalho ou indo encontrar alguém e notamos vários pelinhos nas nossas roupas. Basta ir ao banheiro, retirar a peça do corpo, molhar levemente as mãos e passá-las suavemente pela roupa, de cima para baixo.

Feito isso, chacoalhe a peça. Se ainda encontrar muitos pelos, mude a direção em que está movimentando as mãos. Talvez você não consiga retirá-los completamente, mas com certeza o aspecto da sua vestimenta melhorará muito.

Use uma esponja de louça

Uma esponja de cozinha usada para lavar louça pode ser bastante útil na hora de retirar pelos das roupas. Coloque a peça em uma superfície plana e passe a parte macia da esponja de forma delicada, fazendo movimentos para cima e para baixo. A esponja deve estar completamente seca para ter resultado. Você verá o excesso de pelo ficando grudado na esponja.

Esse procedimento deve ser feito com bastante cuidado, principalmente se o tecido for mais fino. Não faça força durante os movimentos, senão o material pode até desfiar. Teste em uma área escondida da roupa antes de prosseguir.

Use rolinhos adesivos

Existem no mercado algumas opções de rolinhos adesivos próprios para tirar pelos de animais, fiapos e bolinhas dos tecidos. Basta passar aos poucos pela superfície da roupa e ir trocando a fita adesiva conforme for perdendo a adesão pelo acúmulo de resíduos. Apenas tome cuidado para não danificar a peça, já que o rolinho não é indicado para panos delicados.

Uma dica para quando você precisar retirar os pelos e não estiver com o objeto por perto é usar um pedaço de fita adesiva. Inclusive, você pode deixar a fita adesiva na bolsa ou no carro. Basta ir batendo levemente a fita na roupa e os pelos ficarão grudados nela.

Use luvas de limpeza

As luvas para proteger as mãos quando utilizamos produtos químicos são uma ótima ferramenta no momento de remover os pelos das vestimentas. Vista-as, umedeça levemente e passe pela peça de cima para baixo. A energia estática fará o plástico das luvas atrair os pelos. Conforme forem grudando, vá retirando e continue o processo.

Coloque a roupa na secadora

Caso você tenha uma secadora em casa, ela pode ser um ótimo instrumento para retirar os pelos das roupas. Antes de inserir as peças na máquina de lavar, coloque-as na secada, sem calor, por alguns minutos. Isso será o suficiente para soltar os pelos. Mas não esqueça de limpar a secadora depois do procedimento já que, caso contrário, os pelos grudarão em outras peças.

Enxague com amaciante

Caso você encontre pelos de animais nas roupas depois de lavá-las, coloque tudo novamente na máquina. Dessa vez, faça apenas um enxágue com amaciante, e você verá que os resíduos serão removidos.

Não se esqueça, antes de qualquer procedimento utilizando produtos, de conferir as recomendações de lavagem encontradas na etiqueta da peça e de conferir as instruções do fabricante do amaciante. Assim, você evita danificar suas roupas.

Vale lembrar que, após colocar roupas sujas de pelos na máquina de lavar, é preciso retirar o filtro e limpá-lo das sujeiras acumuladas. Quando o equipamento não passa por essa manutenção, o filtro deixa de fazer sua função e suja ainda mais as próximas peças lavadas. Por isso, mantenha sua máquina sempre higienizada.

Use produtos adequados durante a lavagem

De nada adianta você seguir as dicas anteriores e não usar os produtos adequados na hora da lavagem de roupa. Além de possíveis danos na sua máquina lavar, há o risco de estragar as suas peças. Por isso, tenha atenção na hora da escolha. Os produtos que não fazem testes em animais, além de não agredirem a natureza, costumam ser mais confiáveis, pois fazem testes alternativos aprovados por agências sanitárias e órgãos governamentais.

Atente também ao modo de utilizar o produto, já que o uso em excesso pode danificar suas roupas e uma quantidade abaixo da recomendada não proporciona uma limpeza eficiente. Outro cuidado importante é ler as informações da etiqueta da peça. Verifique também se o sabão ou amaciante escolhido são compatíveis com a roupa que será lavada.

A linha UAU Lava Roupas oferece produtos que ajudam no tratamento das suas vestimentas na lavagem, perfumação, e na hora de passar. O UAU Active é perfeito para roupas brancas e coloridas, elas ficam macias por mais tempo e você economiza na água, já que ele é enxaguado facilmente. Para quem tirou pelos de animais, talvez seja uma boa ideia utilizar o UAU Passa Max, que tira qualquer tipo de odor dos tecidos.

Agora que você aprendeu como tirar pelo das roupas, pode adotar medidas de precaução para evitar repetir essa tarefa diariamente. Uma dica é escovar seu animalzinho com frequência, principalmente durante o outono e a primavera (estações de troca de pelagem). A alimentação do pet também pode influenciar na saúde dos pelos, evitando a queda. De qualquer modo, passe o aspirador nos locais da casa onde os seus animais mais circulam.

Agora que você sabe como tirar pelo das roupas, que tal receber um guia completo para você deixá-las bonitas e cheirosas? Boa leitura!

Sua opinião é muito importante!

Comentários