Descubra como tirar papel de parede de forma limpa e rápida!

Os papéis de parede são lindos e voltaram, recentemente, às tendências de decoração. Mas tem vezes que compramos um imóvel e não gostamos do modelo que já está nele. Em outros casos, simplesmente enjoamos da estampa escolhida e queremos mudar o visual do ambiente, trocando esse item por uma pintura mais moderna. Mas afinal, como tirar papel de parede sem estragar ou fazer muita sujeira?

Neste artigo, vamos dar dicas para você fazer isso de forma rápida e limpa. Acompanhe a leitura e faça as mudanças que deseja sem se desgastar!

O que você deve saber antes de tirar o papel de parede?

Para começar, é preciso que você identifique o tipo de material usado na decoração da parede do seu cômodo. Isso porque, dependendo dos casos, haverá processos diferentes para a sua retirada. Existem, por exemplo, modelos removíveis, que não exigem muito trabalho para serem extraídos, bastando apenas puxar uma de suas pontas.

De toda forma, saiba que você precisará de água para a remoção, independentemente do material. Portanto, se ele for impermeável, é preciso primeiro tirar a sua película protetora. Se não conseguir, terá que fazer alguns rasgos nela para que a água penetre no papel.

Quais são os métodos para tirar papel de parede?

Existem maneiras diferentes de fazer a remoção. Confira quais são elas e escolha a melhor, de acordo com as suas necessidades. Não se esqueça de desligar a chave geral e de cobrir as tomadas e os interruptores com fita adesiva.

Depois de afastar os móveis que estiverem encostados na parede, você vai precisar de:

  • espátula;
  • rolo de pintura;
  • balde.

Como retirar papel de parede usando água ou amaciante de roupas?

O jeito mais fácil de retirar papel de parede é enchendo o seu balde com água quente. Você pode usar o rolo de pintura, a cada pedaço, para que o material e a cola amoleçam. Depois disso, basta pegar a espátula e raspar a região. Você deve fazer isso de baixo para cima.

Se a água quente não for suficiente para amolecer o material, a opção é misturar nela um pouco de amaciante de roupas. A proporção indicada é que você adicione um quarto do produto para três quartos de água. Aplique a solução na parede também utilizando o rolo de pintura.

Nesse caso, você deverá deixar o papel de parede de molho por alguns minutos antes de passar a espátula. A vantagem desse método é que o ambiente vai ficar perfumado, além de retirar o material.

Nos dois métodos apresentados, provavelmente vai sobrar um pouco de cola na parede, pois elas foram feitas para ter mais resistência . Para retirá-la totalmente, você pode passar uma esponja com detergente neutro misturado à água quente, enxaguando no final apenas com um pano úmido.

Agora que você já sabe como tirar papel de parede, é o momento de deixá-la ainda mais preparada para renovar a decoração da sua casa. Que tal ler nosso que ensina como limpar as paredes do apartamento? Tire todas as suas dúvidas!

Sua opinião é muito importante!

Comentários