Saiba tudo sobre como tirar manchas de roupa branca



Blog UAU

Saiba tudo sobre como tirar manchas de roupa branca

Não parece que basta vestirmos uma peça de roupa branca para nos transformarmos em ímãs que atraem respingos de gordura, café, vinho e molhos variados?
Seria cômico se não fosse trágico! Para piorar, as manchas se destacam e ficam ainda mais aparentes por causa do fundo claro, fazendo com que muitas vezes esses incidentes gerem incômodo e constrangimento. Por isso, é imprescindível aprender como tirar manchas de roupa branca.
Além dos acidentes cotidianos, as roupas brancas tendem a ficar amareladas e encardidas com o tempo. Justamente por mancharem e envelhecerem com mais facilidade, tais peças demandam um cuidado maior.
A notícia boa é que, ao contrário do que boa parte das pessoas imagina, essas manchinhas nem sempre são definitivas. Existem maneiras bem eficientes de tirá-las, deixando as peças como se fossem novas! Para ajudar nessa tarefa, fizemos este post totalmente dedicado ao assunto. Boa leitura!

Como tirar manchas de roupa branca?

Para realizar essa tarefa, é preciso conhecer o tipo de tecido e o tipo de mancha, assim como as propriedades da substância derramada. Dessa forma, você consegue resolver o problema de maneira adequada, sem danificar ainda mais a sua peça. Listamos algumas dicas infalíveis sobre como tirar manchas de roupa branca. Confira!

Limpe as manchas o quanto antes

Se sua roupa branca manchar acidentalmente, tente lavá-la de imediato, evitando que a sujeira seque e permaneça em contato com o tecido durante muito tempo. Saiba que quanto maior é o tempo de permanência da mancha sobre o tecido, maior também é o ataque às fibras.
Assim, fica mais difícil eliminar a marca indesejada se a atitude for tomada rapidamente. Além disso, a regra é simples: manchas antigas demandam um esforço maior na lavagem, o que pode danificar a roupa.

Separe as roupas brancas das peças coloridas

Como as roupas brancas são mais delicadas, merecem atenção redobrada na hora da lavagem. Lembre-se de separar essas peças, mantendo-as distantes das roupas coloridas. Vale destacar que as roupas coloridas podem soltar tinta e, aí sim, manchar definitivamente as peças claras.

Respeite o tipo de tecido

Para tirar manchas de roupa branca sem causar danos ao tecido, é indispensável respeitar o material. Peças delicadas, em tecidos como organza e seda, devem ser lavadas à mão ou ao menos no modo suave da máquina de lavar.
Os produtos usados também devem seguir a mesma linha: suaves e neutros. Caso a roupa contenha apliques e bordados, evite manusear com força ou torcer. Para não correr o risco de errar, cheque as instruções contidas nas etiquetas das peças!
Listamos algumas regras básicas para tirar manchas dos principais tipos de tecido. Confira!

Algodão

O tecido mais usado entre as peças de roupa fabricadas no Brasil, por ser muito confortável, é também um dos mais resistentes. Ele pode ser lavado tanto em temperaturas altas quanto em baixas, e dura muito mais tempo do que outros tecidos.
Mesmo assim, é preciso tomar alguns cuidados, pois apesar de forte, o algodão não é indestrutível. Para remover as manchas de roupa branca em algodão, você pode fazer a lavagem usando água quente para deixar a peça de molho com o seu sabão líquido preferido. A peça pode ficar cerca de 10 minutos mergulhada nessa solução e depois ser lavada normalmente.

Sintéticos

Hoje em dia, muitas peças são feitas com fibras artificiais, pois isso proporciona mais facilidade na hora de passar as roupas — elas saem da máquina praticamente desamassadas! Entre os materiais mais conhecidos estão o nylon, o poliéster e o acrílico.
Outras vantagens são a secagem rápida, a resistência e sua capacidade de segurar as cores, sem desbotar. Por outro lado, ao contrário do algodão, os tecidos sintéticos não são muito resistentes à água quente.
No caso das manchas de roupa branca em tecidos sintéticos, o melhor é escolher o ciclo para roupas delicadas da sua máquina de lavar. O mesmo vale para o produto usado. Como essas peças exigem mais cuidados, em vez de deixar muito tempo de molho, prefira aplicar o Lava Roupas UAU Active diretamente na mancha.
Não se esqueça: se entre as suas peças feitas com tecido sintético estiverem biquínis, calcinhas ou sutiãs, em especial aqueles com aro de metal, experimente fazer a lavagem dentro de saquinhos de tecido ou de uma fronha para não estragá-las.

Seda

Um tecido nobre como a seda normalmente está nas roupas separadas para ocasiões especiais ou em lenços com estampas únicas. Se forem maculadas com uma manchinha, podem nos deixar em desespero, não é mesmo?
A seda pode encolher se não for lavada e secada da forma adequada, e por isso, no caso das manchas, é preciso ter cuidado redobrado com a roupa. Mas não se preocupe: é possível tirar manchas do tecido sem muito esforço!
Como em todos os casos, o primeiro passo é usar um sabão líquido, para garantir que ele não vá desgastar a peça. Dissolva bem o produto em um balde com água e deixe de molho por até meia hora.
Depois, é preciso tirar a água e enxaguar a peça, retirando bem os resíduos do sabão. Só não vale torcer a peça de seda, pois ela pode deformar. Também é importante que você verifique na etiqueta se é possível colocar a peça na secadora — geralmente é melhor evitar esse processo e deixar secar naturalmente.

Remova a sujeira mais pesada

Antes de iniciar a lavagem de uma roupa branca manchada, remova aquelas sujeiras mais difíceis. Essa pré-lavagem garante um resultado melhor, pois aumenta as chances de remoção completa da mancha.
Deixe a peça levemente de molho em uma bacia com sabão diluído em água. Afunde a peça branca para que ela absorva a mistura e deixe por algumas horas para os resíduos de sujeira amolecerem.

Faça a limpeza certa para cada tipo de mancha

Na prática, para saber como tirar manchas de roupa branca, é necessário conhecer cada tipo de mancha, pois cada um requer uma tática de remoção específica. Confira!

Mancha de vinho

Primeiramente, nunca lave o local com água quente. O calor fixará ainda mais o vinho em sua roupa. Não saia correndo lavar, coloque um papel toalha por cima, sem esfregar, e espere que ele absorva o excesso de vinho. Feito isso, lave com água e sabão em temperatura ambiente.
Se a primeira etapa não resolver, para acabar com manchas de vinho, use o Lava Roupas UAU Active. Coloque 100 ml na máquina de lavar para 6 a 8 kg de roupa e aplique um pouco do produto diretamente sobre a mancha. Seque à sombra.

Mancha de caneta

Manchar a roupa com tinta de caneta é algo quase rotineiro e, infelizmente, esse tipo de mancha é um dos mais difíceis de tirar, mas não é impossível. O segredo é agir rápido colocando um papel toalha em cima para absorver a tinta.
Logo depois, aplique um pouco de detergente sobre a mancha e deixe agir até que a tinta desapareça. Em seguida, lave com o sabão de sua preferência. Caso não desapareça por completo, passe um pouco de álcool sobre a mancha usando um cotonete e repita o procedimento.

Mancha de graxa

A primeira dica para eliminar uma mancha de graxa é ser ágil. Nesse caso, a demora pode causar um estrago irreversível. Comece retirando o excesso de graxa com um papel toalha, mas não esfregue. Feito isso, espalhe detergente em cima da mancha, aguarde cerca de 20 minutos e lave a peça.
Se não obter resultado, você precisará de um produto mais potente, com ação branqueadora. Que tal deixar o Lava Roupas UAU Active se encarregar da limpeza? Como a graxa costuma ser uma mancha resistente, utilize 130 ml. Coloque parte do líquido diretamente sobre a mancha e o restante no compartimento da máquina.

Mancha de café

A mancha de café é uma das mais comuns, mas também uma das mais fáceis de eliminar. Comece lavando o local com água quente para dissipar o café e evitar que ele penetre no tecido. Depois basta deixar a peça de molho e higienizá-la como de costume.

Mancha de suor

No caso das manchas de suor, que costumam ser bem amareladas, a melhor solução é lavar as peças com água morna e sabão. Faça isso assim que tirar a camisa. Ao colocar no cesto e deixar para lavar depois, o suor secará e as manchas ficarão impregnadas. Nesse caso, você precisará apostar em um removedor com ação clareadora. Não tem erro: é só seguir as instruções de uso do fabricante.

Mancha de molho

Mancha de shoyu, molho de tomate, ketchup e afins acontecem com frequência — e quase sempre longe de casa, não é mesmo? Então saiba: quando algum molho respingar na sua roupa, pegue um guardanapo para retirar o excesso e, assim que possível, lave a peça.
Geralmente a própria lavagem já dá conta de fazer a remoção, especialmente se o tecido for sintético, mas se não for o caso, dissolva uma colher de detergente em três colheres de sopa de água morna e esfregue com uma escova de cerdas macias.

Mancha de batom

Para eliminar manchas de batom, passe um cubo de gelo e logo em seguida recorra a detergente neutro, sabonete ou sabão de coco na pré-lavagem. Feito isso, inicie a lavagem normal, com um sabão líquido de sua confiança. Prefira produtos que limpem sem deixar resíduos e sem estragar as peças, como o UAU Active.

Mancha causada por roupas coloridas

Infelizmente, é bastante comum que roupas soltem tinta nos primeiros processos de lavagem, e se tiver alguma peça mais clara sendo lavada ao mesmo tempo, provavelmente ela será manchada. Caso isso aconteça, misture água com detergente, borrife sobre a mancha e esfregue com uma escova de cerdas macias. Outra solução é ferver a roupa com água e sabão por 5 minutos.
Para saber se há risco de alguma peça soltar tinta, umedeça parte da roupa e pressione um papel toalha. Caso ele fique colorido, o tecido pode soltar tinta e causar manchas. Ou seja, é melhor lavar separado.

Tome cuidado com soluções caseiras

Nós sempre ouvimos sobre truques caseiros para tirar machas, mas tome bastante cuidado, podem estragar o tecido ou piorar a situação. As soluções que envolvem limão, bicarbonato, álcool, creme dental, cloro, vinagre e água sanitária em grandes quantidades são as mais arriscadas. No caso das roupas brancas, o efeito muitas vezes ocorre de forma contrária, amarelando as peças em vez de limpá-las, ou seja, você não economiza com produtos, na verdade gasta ainda mais.
Sendo assim, tome cuidado com essas receitas tidas como milagrosas e não apele para produtos químicos fora do seu uso habitual. O mercado conta com diversas opções eficazes e sem riscos, por isso, dê preferência para esses produtos seguros e com formulações específicas.
Percebeu como tirar manchas de roupa branca pode ser uma tarefa mais fácil se você utilizar os produtos adequados e respeitar os tipos de tecido e o que causou as nódoas, certo? Seguindo as nossas dicas, não há motivos para desespero e você pode acreditar que terá sua roupa branquinha novamente!
Gostou deste conteúdo e deseja ter acesso a outras dicas sobre lavagem de roupas? Assine nossa newsletter e receba diretamente em sua caixa de entrada todas as nossas novidades!​

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *