Descubra como tirar mancha de graxa das roupas



Blog UAU

Descubra como tirar mancha de graxa das roupas

Não é preciso ser mecânico ou trabalhar em uma fábrica para aprender como tirar mancha de graxa.

A verdade é que qualquer um está sujeito a encostar num portão sem querer, ou precisar consertar um carro enguiçado no meio da estrada, por exemplo.

A graxa é um lubrificante semissólido composto de uma mistura de óleo, aditivos e agentes engrossadores. Justamente por ser grossa e muito gordurosa, é uma substância difícil de remover da roupa, impregnando as fibras do tecido. 

Por isso, preparamos um passo a passo detalhado para você nunca mais precisar jogar uma peça fora depois de trocar um pneu ou a corrente da bicicleta, certo? Continue a leitura!

Remova o excesso

O ideal é não deixar a mancha secar, pois dessa forma a graxa fica impregnada nos fios mais profundos do tecido, dificultando a remoção. 

Por isso, com a graxa ainda úmida, retire o excesso com um papel toalha, tomando cuidado para não espalhar e aumentar o borrão sobre o tecido. Você pode apenas pressionar com o papel, deixando que ele absorva o máximo possível da graxa. 

Escove suavemente

Em seguida, é hora de remover os resíduos escovando suavemente a mancha. É muito importante que a escovação seja leve para evitar que a graxa se espalhe ainda mais. 

Você pode utiliza uma escovinha de roupas ou até mesmo uma escova de dentes velha. As cerdas mais macias facilitam a escovação, sem danificar o tecido. 

Enxágue com água quente

Após esse processo é hora de enxaguar com água quente. A temperatura da água é fundamental para remover a gordura, fazendo com que a substância se solte do tecido. 

No caso de manchas mais resistentes ou que já estiverem secas, será preciso repetir esses passos mais de uma vez, até que todo o excesso de graxa seja removido. 

Utilize um tira manchas

Retirado o excesso de graxa, é hora de usar um produto específico, como o UAU Tira Manchas, que é eficiente na remoção das manchas mais difíceis — sangue, caneta esferográfica, lama, suor, vinho, graxa, entre outras. 

Basta utilizar 1/2 medida do produto (1 medida = 30 gramas) e 100 ml de água morna, misturando rapidamente até formar um creme. Então, aplique imediatamente sobre a mancha, deixando agir por 10 minutos. Decorrido esse tempo, enxágue novamente.

Se a roupa for branca, você pode utilizar o UAU Tira Manchas e Branqueador. O importante é utilizar um produto específico, pois ele garante que o tecido não será agredido, contribuindo para a conservação da roupa. 

Lave normalmente

Após a pré-lavagem com um poderoso tira manchas, prossiga a lavagem normal da peça, com o Lava Roupas UAU Active

Lembre-se sempre de seguir as instruções da etiqueta de lavagem da peça, pois cada tecido tem orientações específicas a respeito da temperatura da água, tempo de molho, se é permitido lavar à máquina ou se é preciso lavar à mão, entre outras recomendações. 

Assim como outras manchas, quanto antes a peça manchada for lavada, mais fácil será a remoção. No entanto, com o produto certo, é possível remover até mesmo manchas mais difíceis. 

Agora que você já sabe como tirar mancha de graxa, não precisa mais temer usar a bike pra ir trabalhar ou engraxar os sapatos na hora do almoço. Basta seguir o nosso passo a passo e suas calças ficarão limpinhas mesmo se houver algum acidente. 

E aí, gostou desse texto? Não deixe de assinar a nossa newsletter e receber outras dicas sobre limpeza e cuidados com a casa. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *