Não sabe como tirar chiclete da roupa? 4 passos para resolver o problema

Quem nunca levantou de um banco e se deparou com um chiclete grudado na calça? Se isso nunca aconteceu com você, pode se considerar uma pessoa sortuda. Encontrar gomas de mascar é mais comum ainda em roupas de crianças. Os pequenos se empolgam com o doce e aparecem com a roupinha toda grudada.

Poucas pessoas sabem, mas o chiclete é feito da mesma borracha utilizada em câmaras de ar de pneus. Ou seja, sua função é colar muito bem! Contudo, não entre em pânico, pois com um pouco de paciência é possível remover o chiclete de tecidos. Basta seguir as técnicas certas!

Quer saber quais são elas? Então continue a leitura! Nós ensinaremos como tirar chiclete da roupa sem estragar o tecido. Confira 4 táticas infalíveis!

Como tirar chiclete da roupa?

Para tirar chiclete da roupa, utilize utensílios que você tem em casa. Use seu freezer, suco de limão, água quente ou spray fixador de cabelo. Finalize a limpeza utilizando produtos de lavagem com bom desempenho para remover também possíveis manchas deixadas pelo corante do doce.

1. Congelamento

Ficará muito mais fácil remover a goma de mascar se ela estiver bem endurecida. Para isso, podemos submetê-la a temperaturas baixas. Coloque a peça em uma sacola plástica e insira no congelador. Aguarde por cerca de duas horas.

Após o congelamento, raspe o chiclete com a ajuda de uma faca sem ponta, começando pelas bordas. Tente finalizar o processo antes que o chiclete descongele, mas tenha cuidado para não danificar o tecido.

2. Suco de limão

Essa fruta tão encontrada nas cozinhas também faz parte da lista de como tirar chiclete da roupa. Mergulhe a roupa em uma bacia com água e um pouco de suco de limão. Tenha atenção e cheque regularmente se o chiclete está se soltando. Quando ele estiver fácil de desgrudar, raspe a goma com uma espátula.

Esse método deve ser usado com prudência. Antes de aplicá-lo, teste em um canto escondido da roupa e verifique se danificou o tecido.

3. Água quente

Enquanto em baixas temperaturas o chiclete congela, em altas ele amolecerá o suficiente para facilitar sua remoção. Deixe a peça de molho em água quente por cerca de 10 minutos e, depois, ainda com a roupa mergulhada na água, esfregue delicadamente com uma escovinha.

Independentemente do tecido, tome cuidado para não esquentá-lo demais, o que pode estragá-lo. Em roupas muito delicadas, como aquelas feitas de seda, prefira optar por outra técnica.

4. Spray fixador de cabelo

Esse cosmético usado pela maioria das pessoas é extremamente útil para desgrudar chicletes de tecidos. O spray fixador funciona de maneira semelhante ao congelamento, endurecendo a goma de mascar.

Aplique o produto diretamente sobre o doce e, conforme ele for endurecendo, use a espátula para removê-lo. Aqui também vale a dica dada anteriormente: teste em um cantinho escondido da roupa antes.

Viu só como tirar chiclete da roupa não é tão difícil como parece? Após o procedimento, é só lavar a peça para evitar manchas deixadas pelo corante da goma de mascar e deixá-la cheirosa e macia. Use produtos de alto desempenho como o UAU Lava Roupas e o UAU Amaciante, e não se esqueça de seguir as instruções de lavagem encontradas na etiqueta da sua roupa.

Agora que você já sabe como vencer os chicletes, aprenda como como derrotar outro vilão dos tecidos: tire pelos das roupas!

Sua opinião é muito importante!

Comentários