Como tirar cheiro da geladeira e das vasilhas



Blog UAU

Como tirar cheiro da geladeira e das vasilhas

Não há nada tão perturbador quanto se preparar para fazer uma refeição, abrir a geladeira e não conseguir identificar de onde vem aquele cheiro ruim, não é verdade? Também não é nem um pouco agradável sentir que suas vasilhas estão impregnadas com maus odores. Isso definitivamente acaba com o apetite de qualquer pessoa.
De toda forma, por mais que ninguém goste de passar por esse tipo de situação, o mau cheiro na geladeira e nos recipientes é mais comum do que você imagina. Agora vem a boa notícia: adotando medidas simples, dá sim para eliminar esse problema de vez! Pensando nisso, vamos compartilhar aqui dicas valiosas sobre como eliminar odores de suas vasilhas e tirar o cheiro da geladeira de forma eficaz. Mais que uma questão de higiene, trata-se de qualidade de vida, viu? Confira!

Guarde sobras em recipientes fechados

Em tempos de sustentabilidade e consumo consciente, desperdiçar alimentos está fora de cogitação. Portanto, se sobrar um pedaço de torta, metade de uma cebola, uma fatia de bolo, um pouco de arroz, feijão ou carne da última refeição, o ideal é guardar esses alimentos adequadamente. Para evitar que o cheiro domine sua geladeira, armazene as sobras em recipientes bem fechados.

Adquira vasilhames fáceis de higienizar

Os potes são grandes aliados na hora de armazenar os alimentos. Contudo, para evitar problemas com os maus odores, é necessário saber escolher os recipientes certos para usar na cozinha. As vasilhas plásticas têm a vantagem de não quebrar, mas são mais propensas à aderência e à propagação de bactérias quando comparadas aos recipientes de vidro. O vidro é menos poroso e mais fácil de lavar, não deixando cheiro ou gosto. Sempre que possível, portanto, opte por esse material!

Limpe a geladeira regularmente

Não fique muito tempo sem limpar sua geladeira. Anote aí: o ideal é fazer uma limpeza ao menos de 15 em 15 dias. A higienização deve ser feita em várias etapas. Primeiramente, jogue fora tudo o que pode parecer estragado e congele o que você definitivamente não vai comer nos próximos dias. Coloque todos os alimentos em uma caixa de isopor com gelo para poder desligar a geladeira. Como você terá que manter a porta aberta para limpar, é importantíssimo conservar adequadamente sua comida, bem como evitar o desperdício de energia elétrica.
Um ótimo produto para limpar vasilhas, grades, borracha interna, gavetas e todos os demais itens da geladeira é um bom eliminador de odores. Caso algumas das peças precise ficar de molho, nada melhor para a total higienização que um produto de limpeza mais pesadacom cloro ativo. Depois, basta finalizar com um detergente e enxaguar!

Lave as vasilhas da forma adequada

Nada de deixar suas vasilhas sujas empilhadas na pia! Procure lavá-las antes que a gordura e o mau cheiro grudem de vez. Ao lavar suas vasilhas de plástico ou de vidro, use uma esponja umedecida em água e detergente. Evite produtos abrasivos, que podem vir a danificar o material.

Cuide da conservação dos alimentos

Para manter a geladeira cheirosa, é indispensável cuidar da conservação dos alimentos e manter os produtos frescos sempre visíveis — especialmente frutas, legumes e verduras. A dica é simples: aqueles alimentos que podem sofrer deterioração mais facilmente devem ficar em locais que proporcionem um contato visual constante ao abrir a geladeira.
Vale lembrar que o mau cheiro nas vasilhas e no seu refrigerador é provocado principalmente pelas bactérias provenientes do apodrecimento dos próprios alimentos. Portanto, não guarde sua comida em locais escondidos, que provavelmente o farão esquecer de consumi-la ou até mesmo de providenciar o descarte. Ah, antes de guardar os alimentos frescos, lave e seque cada um direitinho, ok?

Use vasilhas com fechamento hermético

Como citamos anteriormente, o mau cheiro normalmente é provocado pela deterioração dos alimentos. É importante, assim, fazer o máximo possível para afastar essa hipótese e manter sua geladeira e suas vasilhas sem cheiro algum. Nesse sentido, uma boa dica é fechar hermeticamente (sem que haja contato com o ar externo) todas as vasilhas ou outros tipos de embalagem que contenham perecíveis. Isso dificulta as reações químicas que aceleram o apodrecimento da comida e, consequentemente, geram mau odor.
 
imagem mao limpando uma mesa

Coloque etiquetas nos recipientes

Mesmo que você sempre tenha contato visual com os alimentos que adquiriu e tudo ficou limpinho depois de seguir os procedimentos das nossas dicas, o cheiro desagradável ainda assim pode voltar! Isso pode acontecer se você abandona as embalagens na geladeira, perdendo o controle sobre o período ideal para o consumo.
Uma solução viável para esse problema é etiquetar todas as embalagens, anotando, por exemplo, a data de armazenamento e o último dia ideal para o consumo daquele alimento. Isso automaticamente fará com que você prefira se alimentar dos produtos que estão mais próximos do vencimento, evitando manter comidas estragadas guardadas em vasilhas na geladeira.

Evite forrar as prateleiras da geladeira

Você gosta de colocar forros dentro da geladeira, nas prateleiras? Pois saiba que essa prática não é recomendada! Forrar as prateleiras com plásticos e toalhas compromete a circulação do ar no eletrodoméstico, podendo gerar maus odores e prejudicar a conservação dos alimentos.

Neutralize o mau cheiro

Sabia que é possível neutralizar os maus odores com outros aromas? Colocar um pedaço de carvão vegetal dentro da geladeira, por exemplo, ajuda a amenizar o cheiro ruim. Manter uma xícara com pó de café na parte interna do refrigerador também bloqueia o mau cheiro. No entanto, atenção: nenhum desses truques substitui uma boa limpeza, feita com produtos específicos, ok?

Recorra a bons produtos de limpeza

Por fim, precisamos alertar: nada de trocar bons produtos de limpeza por soluções caseiras! Lembre-se de que os limpadores específicos não só são mais eficientes como proporcionam mais agilidade, mais qualidade e menos esforço durante a limpeza. Bem melhor, não concorda? A propósito, já conhece os produtos Uau?
Agora comente aqui e nos conte se você tem mais alguma dica sobre como eliminar odores das vasilhas ou como tirar cheiro da geladeira! Não deixe de compartilhar seus segredinhos conosco! Participe e enriqueça nosso post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *