Como passar a ferro: o que precisa e o que não precisa ser passado

Você sabe como passar a ferro de forma correta e quais peças não precisam desse cuidado? Com o avanço da tecnologia, muitos tecidos já são produzidos para que não amassem e a tarefa de passar roupas tem se tornado uma necessidade pontual apenas para algumas peças.

Quer entender um pouco mais sobre o assunto e conferir nossas dicas para tornar essa tarefa mais simples e rápida no seu dia a dia? Então, é só continuar a leitura a seguir.

Quais tipos de roupa devem sempre ser passados?

Nem todas as peças precisam ou podem ser passadas, por isso, é importante ficar de olho nas etiquetas. Ali, você vai encontrar informações importantes sobre o tipo de lavagem e a temperatura ideal para passar cada uma das roupas.

No geral, fibras naturais são as que mais apresentam aparência amassada, por isso, devem ser passadas. Alguns exemplos são os tecidos de algodão e linho. Roupas sociais como camisas, calças e vestidos também precisam de um cuidado maior para ficarem asseadas e devem sempre ser passadas depois das lavagens.

Quais tecidos não devem ou não podem ser passados?

Para quem não gosta tanto de passar roupa, uma dica é apostar em tecidos que não amassam e não precisam de ferro, como viscose, lã, poliéster, nylon, elastano, cashmere e seda. A dica, no entanto, é colocar as peças para secar em um cabide ou de forma que não criem muitos vincos.

Caso você goste e queira passar a ferro mesmo tecidos que não amassem muito, é importante ficar atento às recomendações. Roupas de veludo, por exemplo, devem ser passadas do lado avesso. Já para passar tecidos como lã ou renda é preciso colocar um tecido de algodão úmido por cima da peça para protegê-la do calor.

Quais as melhores técnicas para passar as roupas?

Algumas dicas podem ajudar muito na tarefa e fazer com que o processo de passar roupas fique mais simples e rápido. A seguir, listamos algumas técnicas essenciais, confira:

  • passe toalhas de banho em uma temperatura máxima de 110ºC para preservá-las e nunca use o ferro a vapor nesse tipo de peça;
  • ao passar camisas sociais, comece pelo colarinho, sem dobrá-lo, em seguida passe os punhos, as mangas, a parte da frente e, por fim, as costas;
  • coloque a perna da calça na tábua de passar e vá rodando o tecido para facilitar o trabalho;
  • nunca passe edredons ou colchas de matelassê, pois o calor pode diminuir o volume das peças;
  • caso a roupa tenha bordados ou aplicações, coloque um pano sobre o detalhe para protegê-lo;
  • passar as roupas quando elas ainda estão meio úmidas torna a tarefa mais eficiente.

Passar roupas pode ser uma tarefa mais simples e rápida se você souber como fazer e quais peças não precisam de ferro. Assim, seguindo nossas dicas é possível ganhar tempo e fazer com que o serviço seja mais eficiente.

Agora que você já sabe como passar a ferro, siga nossos perfis no Instagram, YouTube e Facebook para conferir outras dicas interessantes.

Sua opinião é muito importante!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.