Saiba como limpar tacos sem prejudicar a madeira

Uma dificuldade bastante comum para quem mora em casas com pisos de madeira é saber como limpar tacos da forma correta. A preocupação se justifica, uma vez que esse tipo de material demanda muitos cuidados específicos para não ficarem danificados.

Antes de tudo, é importante entender que a limpeza do taco envolve duas rotinas diferentes: uma de limpeza intensa, para deixar tudo bem caprichado, e outra rotina de limpeza diária para a manutenção, evitando acúmulo de trabalho.

Quer saber mais como limpar tacos e deixá-los brilhando de tão limpinhos? Então, continue acompanhando as dicas que preparamos para você!

Diferença entre pisos e carpetes de madeira

Para ficar uma expert na limpeza do taco é muito importante, primeiro, entender quais são as diferenças entre os pisos e os carpetes de madeira.

Há muitos a madeira é uma das opções mais requisitadas e queridinhas quando o assunto é piso e móveis da casa. Estamos falando de um material nobre, duradouro e muito aconchegante. Está aí a explicação da preferência e do sucesso do material!

Parquet de madeira

Entre os pisos de madeira mais usados temos o parquet, que são pequenas peças agrupadas de modo que formem figuras geométricas.

Taco de madeira

Esse tipo de piso de madeira segue um padrão semelhante ao parquet. A diferença é que o taco pode ser disposto no piso de diferentes formas: alinhados, em ziguezague, na forma de escama de peixe etc.

Assoalho de madeira

Essa já é uma opção mais sofisticada e cara! O piso de assoalho de madeira é feito com a matéria-prima puríssima. É bem mais espesso e, consequentemente, durável.

Laminado de madeira

Essa é uma opção prática e com um custo bem mais amigo! O laminado é feito por lâminas finas de madeira e é fácil de instalar.

Carpete de madeira

Bem parecido com o laminado, o carpete, porém, costuma ser mais frágil no quesito resistência e durabilidade.

Pisos de madeira e seus cuidados na hora da limpeza

Agora que já entendemos as características e diferenças entre os variados tipos de piso, vamos à limpeza!

Como limpar tacos no dia a dia?

Nos cuidados diários de limpeza é importante usar vassouras de cerdas macias para não arranhar os tacos, ou um pano seco para tirar o pó.

Se preferir, pode sim usar o aspirador de pó, apenas tome cuidado para o bocal não encostar no piso, deixando marcas como ranhuras que podem comprometer sua aparência e durabilidade.

Confira outras dicas muito úteis:

  • dissolva uma colher de sopa de detergente neutro em 5 litros de água;
  • molhe um pano limpo nessa mistura e o torça retirando o excesso de água e deixando-o o mais seco possível;
  • passe o pano sobre o piso e, se notar que ficou úmido ou com resíduos, limpe em seguida com um pano seco.

Você também pode escolher um produto de uso diário específico para pisos de madeira para limpar de forma prática e conservar o brilho dos tacos. Nesse caso, use somente o produto com um pano limpo e um rodo.

E para caprichar na limpeza mais intensa?

De vez em quando, você precisará fazer uma limpeza mais caprichada no taco. Aí, o ideal é usar produtos específicos para pisos de madeira. Se você quer praticidade, procure por opções que dispensem enceradeira!

A vantagem desse tipo de produto é a criação de um filme protetor translúcido, que não modifica a cor do taco, evita arranhões e mantém as características naturais da madeira. Esses produtos dão um brilho incrível!

Para fazer esse tipo de limpeza você deve seguir os seguintes passos:

  • limpar o piso com uma vassoura de cerdas macias ou com um pano seco para retirar todo o excesso de pó e sujeira;
  • se houver cera acumulada, passe um produto tira-ceras específico antes da limpeza — nada de usar solventes ou abrasivos;
  • fazer a aplicação do produto apropriado com um pano limpo envolvido em um rodo — sempre seguindo a quantidade recomendada pelas instruções do fabricante;
  • se o piso for novinho ou tiver acabado de passar por um processo de remoção de cera, repita a aplicação mais 2 vezes, com intervalos de 45 minutos entre cada nova aplicação.

E se cair algum alimento ou bebida, como limpar tacos?

Em todo lar pode acontecer de cair algum tipo de bebida ou de alimento no piso, não é mesmo? E é verdade também que os pisos de madeira mancham com mais facilidade. Mas não se desespere com isso, pois há solução para os pequenos incidentes domésticos!

Quando cair um líquido no taco, tente limpar imediatamente! Seque o líquido derramado, depois passe um pano úmido. Em seguida, seque o piso com um pano limpo e bem seco novamente.

Quais são os erros mais comuns cometidos por quem ainda não sabe como limpar tacos?

Alguns materiais de limpeza não devem ser usados na higienização dos tacos! É importante não usar nos pisos de madeira ceras à base de silicone, que criam uma camada gordurosa sobre o piso. Isso aumenta a probabilidade do surgimento de manchas e ainda dificulta todo o processo de limpeza.

Saponáceos, lustra-móveis, álcool e esponjas de aço também estão proibidos, pois riscam a superfície do piso. Lembre-se de que usar muita água ou deixar os tacos molhados pode acabar estragando o piso. A água em excesso pode infiltrar na madeira e danificar a base em que o taco foi assentado, provocando um estufamento.

Outro erro bem comum é arrastar os móveis pela casa sem usar uma proteção. Em geral, o vai e vem de móveis e cadeiras causam arranhões no taco.

Além disso, é importante observar a incidência da luz do sol no ambiente. O piso muito exposto ao sol pode ficar ressecado e até mesmo desbotado. Se for o caso, invista em cortinas para filtrar a luz do sol em alguns momentos do dia.

Agora você já sabe bem como limpar tacos sem danificá-los, não é mesmo? E como é sempre bom focar na praticidade da organização do lar no dia a dia, aproveite para conferir os 10 tipos de revestimento que mais facilitam a limpeza da casa!

Sua opinião é muito importante!

Comentários