Como limpar sofá em casa? 5 dicas práticas e fáceis!

Se você gosta de ficar em casa, fazer maratonas de séries em frente à televisão ou receber visitas com frequência, certamente passa boa parte do tempo no sofá. Por isso, é tão importante manter esse móvel sempre limpo e com aspecto agradável, não é mesmo? Afinal, muito provavelmente você fez um bom investimento para garantir conforto e beleza à sua sala e quer manter isso por mais tempo.

Mas, afinal, como limpar sofá de um jeito eficiente e que não estrague o material? Neste artigo, vamos mostrar 5 dicas práticas para fazer isso em casa, apontando quais produtos que devem ser utilizados. Siga o nosso passo a passo e mãos à obra!

1. Use o aspirador de pó

O aspirador de pó pode ser o seu melhor aliado para manter o seu sofá limpo com praticidade e eficiência. Em especial se você incluir esse hábito na rotina de limpeza da casa.

Não deixe que a poeira e os ácaros se acumulem por muito tempo no móvel. Você pode passar o aspirador no tecido ao menos uma vez por semana, para fazer a manutenção.

2. Utilize um multiuso com água

Antes de qualquer coisa, é importante que você entenda o tipo de material que reveste seu sofá e como deve ser feita a limpeza de acordo com ele. Nossa dica é que verifique a etiqueta da fábrica, que indica como deve ser feita a higienização. Normalmente, são usadas siglas para indicar a melhor forma de limpar o seu sofá. São elas:

  • O — quando pode ser utilizada água para lavar o tecido;
  • W — se o tecido aceitar apenas um pano úmido com produto de limpeza;
  • P — para lavagens a seco;
  • F — quando a higienização só pode ser feita por profissionais especializados.

Portanto, se no seu móvel a indicação for da letra W, você pode diluir um pouco de UAU Multiuso em água e passar o pano por toda a superfície para começar a limpeza.

3. Passe uma escova para retirar a sujeira

Após passar o produto em todo o tecido (não se esqueça da parte de trás, hein?), dependendo do estado e de quanto tempo a sujeira se acumulou, você pode usar uma escova com cerdas macias para completar o trabalho. Passe firmemente, mas sem fazer força, para não estragar as tramas do tecido. Se houver manchas, repita o processo até que elas saiam.

4. Aspire novamente para retirar a água

O sofá deve secar à sombra para o tecido não manchar, e é importante retirar ao máximo a umidade. Para isso, você pode usar um aspirador de água, assim, o estofado não ficará com aquele odor característico de quando está úmido. Prefira fazer a limpeza em dias mais quentes e sem chuva.

5. Dica extra: deixe o sofá perfumado

Terminou todo o processo e deseja que, além de limpo e bonito, seu sofá fique perfumado? Nossa dica extra vai ajudar nessa missão. Em um borrifador, junte 1 litro de água, ¼ de copo de álcool e 1 colher de sopa do UAU Amaciante com o perfume que você preferir. Borrife essa solução a pelo menos 40 centímetros de distância, mas somente se o material for tecido.

Vale lembrar que, se na etiqueta for indicada a limpeza seca, você não deve realizar os procedimentos que indicamos acima. O melhor é usar apenas o aspirador de pó e um pano seco ou contratar um profissional especializado nesse tipo de higienização.

O que achou? Viu como limpar sofá não é tão difícil? Se quiser mais dicas interessantes para deixar sua casa limpa e arrumada sempre, assine a nossa newsletter e receba mais conteúdos como este em sua caixa de e-mail!

Sua opinião é muito importante!

Comentários