Como limpar piso? Dicas imperdíveis!



Blog UAU

Como limpar piso? Dicas imperdíveis!

Há um provérbio chinês que diz que “As mais altas torres começam do chão” e ele não poderia estar mais correto. Entre as muitas interpretações para essa frase, uma delas é sobre a importância de uma boa base para o sucesso de qualquer projeto, independentemente do âmbito.

Seguindo essa linha de raciocínio, o que é o piso senão a base física dos nossos lares? É ele quem sustenta nossas mobílias, protege a estrutura da construção e, por meio de seus diferentes modelos e estilos, contribui para que a percepção dos ambientes seja alterada e a nossa personalidade refletida.

Pois é! O chão de nossas casas tem um papel muito mais significativo do que você imaginava, não é mesmo? Foi por esse motivo que resolvemos elaborar este guia explicando como limpar piso corretamente e quais cuidados devem ser tomados para que ele tenha uma boa durabilidade e conserve suas características iniciais, com indicações para cada tipo de piso! Acompanhe!

Os perigos de não limpar o piso adequadamente

Obviamente, é impossível manter o piso de nossas casas 100% limpo e livre de agentes patógenos, já que, por mais que tomemos cuidado, nós carregamos toda a sujeira da rua para a sua superfície.

No entanto, a negligência na higienização pode trazer alguns riscos para a saúde dos moradores, especialmente nos pisos de banheiros e cozinhas. Isso porque esses ambientes são mais suscetíveis a bactérias e outros parasitas que podem infectar o organismo humano, podendo causar uma infinidade de doenças.

Além disso, a simples poeira acumulada pode ser gatilho para doenças respiratórias e alérgicas, como rinite, bronquite, asma etc. Veja abaixo como limpar cada tipo de piso corretamente!

Piso laminado

Muito comum nas áreas internas dos apartamentos modernos, os pisos laminados podem ser constituídos por lâminas de madeira ou por aglomerados HDF. Contudo, tanto um quanto o outro requerem o mesmo tipo de limpeza.

Nas faxinas do dia a dia, o recomendado é passar pano (macios ou de microfibra) sempre na direção da textura do piso. O ideal é utilizar um produto específico para laminados, como o UAU Limpa Pisos Laminados, que limpa sem agredir o piso. Além disso, não precisa de enxágue e a sua secagem é super-rápida.

Dica: nunca use água diretamente sobre o piso laminado, a menos que ele seja do tipo resistente à água!

Se houver manchas muito resistentes e antigas, antes de usar o UAU para laminados, faça uma solução com álcool e detergente neutro (450ml de água, 2 colheres de detergente e 2 colheres de álcool). Umedeça um pano macio com essa solução, passe na mancha com força e depois retire com um pano seco.

Após esse processo, limpe com o UAU laminados normalmente. O piso ficará muito mais limpo e sem manchas!

Piso de porcelanato

O porcelanato é o material para pisos “queridinho” do momento, já que, além de transmitirem beleza e elegância, são fáceis de limpar por não absorverem impurezas nem água.

Por isso, a boa notícia é que esse tipo de piso é um dos mais fáceis de limpar! Primeiramente, basta remover a poeira ou resíduos com aspirador ou vassoura. Depois, passe um pano umedecido com uma solução específica, como o UAU Limpa Pisos Porcelanatos e Cerâmicas. Veja como utilizar o produto:

  • dilua 100 ml da solução UAU para cada litro de água;
  • umedeça um pano macio na solução;
  • torça bem e passe no piso com um rodo ou Mop.

Pronto! A solução não necessita de enxágue e seca bem rápido! Se houver sujeiras difíceis de sair, a dica é esfregar uma esponja embebida na solução do lado macio(atente a esse detalhe) até que a mancha seja removida.

Piso de pedras naturais (mármore ou granito)

Mármore

A pedra do mármore é caracterizada por sua porosidade e maciez, por isso deve ser limpa com bastante cuidado. Uma dica muito importante é limpar esse piso com água morna, já que assim as sujeiras mais impregnadas sairão com maior facilidade (só tome cuidado com o desperdício).

Para não correr o risco de manchar, o ideal é adicionar à água morna uma colher de detergente neutro, passando suavemente no piso com um pano de microfibras (de preferência).

Depois, utilize uma toalha para secar todo o piso, certificando-se de que o máximo de água seja absorvida. Se preferir, após a limpeza, utilize um produto impermeabilizante para evitar manchas.

Granito

O granito talvez seja um dos pisos mais difíceis de serem limpos, pois é bastante sensível e qualquer produto poderá manchá-lo. Nem pense em utilizar soluções corrosivas, como água sanitária, amoníaco etc. Para garantir a durabilidade e o aspeto impecável do seu piso, utilize somente uma solução de água com sabão de PH neutro, limpando suavemente com um pano macio.

Piso de cerâmica

Os pisos de cerâmica são bem parecidos com os de porcelanato (inclusive, muita gente confunde os dois), e também são bastante fáceis de limpar! A diferença é que os pisos cerâmicos riscam com mais facilidade, porque não são feitos com uma tecnologia específica que evita esse tipo de dano.

Por isso, todo o cuidado é pouco nesse quesito. Então, para saber como limpar piso de cerâmica, utilize aspiradores de pó com bocais que não arranham e vassouras de cerdas macias. Da mesma forma que os pisos de porcelanato, uma boa solução a ser utilizada é a UAU Limpa Pisos Porcelanatos e Cerâmicas, já que limpa sem agredir o piso!

Piso de vinílico

Os pisos de vinílico não escondem segredos quanto à limpeza. Basta começar utilizando vassoura ou aspirador para tirar a sujeira superficial e depois, para que a película protetora característica desse piso fique intacta, o ideal é utilizar a mesma solução de água, álcool e detergente neutro descrita no tópico do piso laminado e depois enxaguar com um pano macio.

Para dar brilho à peça, uma dica é utilizar, após a limpeza, ceras específicas que deixarão seu piso muito mais vistoso e cheiroso!

Piso de madeira

Os tacos de madeira ou tábuas podem perder sua opacidade se não forem limpos de forma correta. Por isso, o recomendado é que seja utilizado, novamente, detergente neutro, álcool e água e, depois, uma cera específica, como a UAU Limpa Pisos Madeiras , podendo ser usada diariamente e sem necessidade e enxágue!

Atenção: assim como o laminado, os pisos de madeira não podem receber água diretamente sobre sua superfície!

Como visto, não há uma única resposta para como limpar piso, pois cada tipo necessita de cuidados e higienização especiais, mas com as soluções UAU certas e seguindo sempre o modo de utilização de cada produto, o piso do seu lar estará sempre bem-cuidado, limpo e cheiroso!

Agora que você já sabe como limpar piso, dê uma olhada no nosso catálogo de produtos de limpeza. Eles contam com tecnologias que facilitam a faxina e não impactam negativamente no meio ambiente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *