Desengordurante para cozinha: como escolher e usar da melhor forma?



Blog UAU

Desengordurante para cozinha: como escolher e usar da melhor forma?

Praticidade! Essa é uma palavra de ordem dentro de uma cozinha. Esse ambiente é o que requer grande parte do tempo de uma pessoa para realizar todas as atividades. Para isso, é necessário fazer uso de alguns produtos que facilitem a limpeza e deixem sua cozinha do jeitinho que você deseja. O desengordurante é um desses produtos. Mas para fazer bom uso, é importante saber mais sobre ele.

Neste post, vamos mostrar o que é desengordurante, qual a sua finalidade, o que considerar ao escolher um produto, como utilizar corretamente, quais os cuidados se deve ter e como limpar piso.

Quer saber mais sobre desengordurante para cozinha e as suas peculiaridades? Continue a leitura deste artigo.

O que é desengordurante? 

A cozinha é o local em que são preparados todos os tipos de alimentos, incluindo as frituras. Para fazer a limpeza completa após finalizar os preparos desses alimentos é necessário contar com os resultados de bons limpantes. 

Os desengordurante são produtos com alto potencial de limpeza que agem, mais especificamente, para quebrar as moléculas de gordura em alguns utensílios e lugares, como o fogão,máquina de lavar louças, diversos eletrodomésticos, pisos, bancadas, paredes etc. 

Por terem em sua fórmula os tensoativos, eles facilitam a limpeza derretendo as sujeiras e, assim, desgrudam as gorduras dos utensílios com muita rapidez e eficiência. A gordura é uma substância difícil de ser eliminada. Por esse motivo, os desengordurantes têm as suas intensidades de ações no processo de remoção dos resíduos de gorduras. 

Esses produtos são grandes aliados, para que, ao serem utilizados, devolvam ao ambiente e aos utensílios a limpeza e a sua naturalidade, deixando também um perfume e um aspecto agradável ao ambiente.

Qual é a sua finalidade?

As gorduras têm composições que, com o decorrer do tempo, ficam difíceis de serem retiradas, mas que precisam ser removidas, já que podem danificar e manchar os objetos. Os desengordurantes foram elaborados com o objetivo de dar esse suporte e defacilitar a limpeza dos utensílios, pisos, paredes e tudo mais que for necessário.

Suas composições foram pensadas para quefogões, paredes, louças e outras partes da cozinha possam estar diariamente limpas e cheirosas. Uma das suas finalidades é facilitar a sua vida que, certamente, precisa fazer diversas limpezas. Afinal, não é confortante saber que se tem em casa um desengordurante para limpar piso e utensílios eficiente e que não precisará ficar por horas esfregando com produtos comuns para retirar certa quantidade de gordura? 

O que considerar ao escolher um produto? 

Utilizando produtos de qualidade, a limpeza da cozinha se torna uma tarefa fácil, mas é importante tomar alguns cuidados, pois cadasuperfície requer uma atenção especial. Conhecer a composição do local a ser limpo é a primeira delas. Saber se é de mármore, madeira, inox ou outros materiais, por exemplo, é determinante para fazer a escolha adequada do produto de limpeza. 

Os desengordurantes têm em suas fórmulas os tensoativos, que são substâncias muito eficazes para eliminar as sujeiras mais difíceis. No entanto, ainda sim é necessário optar por boas marcas, já que o conjunto da composição é que faz a eficiência da limpeza. 

Os produtos da UAU, por exemplo, têm linhas específicas para cada tipo de superfície, como as de inox, limpa fogão (tem desincrustante, substância que elimina óleos e gorduras de fornos, chapas etc.) e outros produtos para facilitar o seu dia a dia.

Como utilizar corretamente o desengordurante na cozinha? 

Cada produto tem a sua forma correta de ser aplicada. Principalmente se tratando de como limpar pisos, é extremamente importante que você leia as instruções de uso antes de utilizá-lo, caso contrário, você corre o risco de não obter todos os resultados que o produto oferece e ainda pode danificar a sua superfície ou seus utensílios. 

Existem áreas mais sensíveis, por isso o ideal é evitar utilizar produtos muito fortes. Os pisos de madeira, sobretudo, quando envernizados, não é aconselhado o uso de desengordurantes, já os de superfícies pintadas, aconselha-se fazer o teste com uma quantidade mínima de desengordurante e aguardar a resultado em poucos minutos.

Para alguns utensílios e superfícies, esses produtos devem ser usados puros com o auxílio de um pano seco. Aplicar água ou diluir pode minimizar a ação do desengordurante. Por isso, é bom seguir o que o rótulo do produto orienta.

Quais cuidados devemos ter? 

Os produtos desengordurantes, devido ao seu alto poder de limpeza, são substâncias químicas muito fortes e precisam de algumas atenções ao serem manuseados. Caso esses cuidados não sejam obedecidos, você pode ter alguns danos nos utensílios, nas superfícies ou, até mesmo, no próprio corpo como, alergias na pele, irritação nos olhos e outras consequências.

Em caso de contato do produto com as mãos ou os olhos, verifique as medidas indicadas na embalagem do produto, pois cada substância tem suas orientações adequadas quando as pessoas apresentam reações adversas devido ao contato. Para que o desengordurante seja manipulado com segurança, é recomendado que se tome algumas precauções. A pessoa deve usar luvas de boa qualidade, como aquelas de borracha para limpeza pesada.

Como limpar piso com desengordurante? 

Fazer a limpeza da cozinha após as refeições, principalmente, quando se realiza frituras, é uma tarefa que requer muita atenção, pois fritar alimentos faz com que a gordura se espalhe pelas paredes, nos eletrodomésticos e no piso.

Para fazer uma limpeza bem-feita no chão e nos utensílios, é indispensável utilizar um desengordurante de qualidade. A limpeza do piso pode ser feita com a aplicação da substância diretamente na superfície e com uma porção mínima de água. 

Com o auxílio de um pano de algodão, esfregar para que toda a gordura seja retirada e, em seguida, lavar o pano e passar novamente para retirar o produto. Com essas ações rápidas e simples você terá a sua cozinha limpa e perfumada.

Como a cozinha é um ambiente que se tem grande contato com água, é recomendado o uso de panos de algodão, pois é um material de fácil absorção e macio. Por esse mesmo motivo, esse material pode ser usado para retirar as gorduras ao usar o desengordurante. Além do mais, esse tipo de tecido protege os utensílios e as superfícies de arranhões, mantendo-os sempre bem conservados.

Portanto, para que a sua cozinha seja aquele ambiente limpo, agradável e cheiroso é importante fazer uso de um desengordurante e colocar em prática essas importantes informações que orientamos, como saber o que é desengordurante, a sua finalidade, saber a forma correta de utilizá-lo, os cuidados necessários para a sua segurança e de como limpar piso. Reforçamos a dica de que o mais importante para se obter uma cozinha sempre limpa e perfumada é fazer a escolha dos produtos mais eficazes.

Achou importante conhecer detalhes sobre como usar o desengordurante em sua cozinha? Então, que tal conhecer nossos produtos para utilizar em sua cozinha?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *