5 dicas de como limpar o couro corretamente



Blog UAU

5 dicas de como limpar o couro corretamente

O couro legítimo é um material nobre que dá origem a artigos bastante desejados. Isso não acontece apenas graças à beleza do material — o couro é durável e de alta qualidade, o que garante produtos com um ótimo custo-benefício.

Mas, para aproveitar essas características, é fundamental saber como limpar o couro corretamente.

O material deve ser higienizado de maneira adequada para preservar suas qualidades. O couro sintético não exige tantos cuidados, mas também não oferece a mesma qualidade e durabilidade do material original.

Isso acontece porque, apesar da aparência similar entre os dois, o couro legítimo tem características que não podem ser reproduzidas na versão sintética.

O couro é produzido a partir de pele animal, que passa por um processo químico de curtimento. O material original é poroso, o que permite que a pele “respire”, o que garante a permeabilidade e o conforto do produto final. Desde que devidamente conservado, o couro legítimo pode durar mais de um século!

Para aproveitar ao máximo seus produtos de couro legítimo, vamos mostrar agora como fazer a limpeza correta. Continue a leitura! 

1. Escolha os produtos certos

Entender como limpar o couro corretamente começa pela escolha de produtos adequados para o material. Portanto, sempre leia atentamente a etiqueta da peça, que inclui instruções tanto sobre como deve ser feita a lavagem quanto sobre que tipo de produto usar.

De qualquer forma, dê preferência para produtos neutros e sempre aplique-os cuidadosamente na peça, fazendo movimentos suaves e sem colocar muita força. Para a aplicação, utilize um pano úmido de algodão.

2. Conserve o brilho da peça de couro

O brilho do couro vem de um óleo natural que vai se perdendo com o tempo. Portanto, trata-se de um processo normal, mas que pode ser contornado.

Para manter o brilho e a aparência da sua peça de couro por mais tempo, aplique um pouco de silicone líquido, utilizando uma flanela. O processo deve ser repetido, em média, a cada 3 meses.

3. Elimine o mau cheiro

Assim como qualquer outra peça de roupa ou de calçado, é importante guardar seu item de couro somente quando ele estiver limpo.

Outra técnica para eliminar o mau cheiro é deixar o produto dentro de um saco de TNT, pois ele permite a ventilação e evita o surgimento de mofo.

4. Aplique cera no couro

A cera é uma ótima aliada para manter o brilho e a beleza da peça de couro por mais tempo. O produto age como um hidratante e ajuda a preservar as características naturais do couro legítimo.

Para aplicá-la no material, utilize uma flanela ou uma camiseta velha limpa. Espere a cera secar bem antes de guardar a peça.

5. Deixe o item secar bem depois de limpá-lo

Não é uma boa ideia deixar o seu item de couro legítimo pegar muita umidade. Portanto, após a lavagem, é fundamental deixá-lo secar bem antes de guardar. Isso vale também para qualquer outro produto que for utilizado, como a já citada cera.

Além disso, procure guardar a peça de couro em um lugar arejado e que não pegue muita umidade.

O couro legítimo é um material de alta qualidade e que, quando bem conservado, pode manter o brilho e a beleza por muito tempo. Agora que você já sabe como limpar o couro corretamente, seus itens feitos com esse desejado material vão poder ser aproveitados por muitos anos.

Gostou deste conteúdo? Então, aproveite para entender também por que você deve usar sacolas reutilizáveis!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *