Como limpar a casa sem atrapalhar os hábitos do animal de estimação?

Ter um pet, além de ser uma delícia, traz vários benefícios para o nosso bem-estar e até autoestima, sabia? Só que para poder aproveitar sem prejudicar do outro lado, a saúde física, é importante ficar de olho nos cuidados extras que os bichinhos exigem na limpeza da nossa casa.

É verdade que nem sempre é fácil limpar cada cantinho do seu lar quando tem um animal de estimação saltitante, seguindo cada passo seu pela casa, não é? Mas com as nossas dicas, você vai aprender a cuidar, ao mesmo tempo, de você, da sua casa e do pet. Quer ver como? Vamos lá!

Fuja de produtos agressivos

A regra número um para quem ama seus animaizinhos, mas não dispensa uma casa limpinha e cheirosa é evitar os produtos agressivos demais, que possam irritar o olfato ou mesmo a pele do pet (e, às vezes, até dos donos!).

Sendo assim, no lugar da água sanitária e do álcool, prefira produtos que são diluídos em água para fazer a limpeza pesada, por exemplo.

Aprenda a remover o excesso de pelos

Nem todos os bichos de estimação soltam pelos, e alguns deles só o fazem em determinadas épocas do ano, mas essa certamente está entre as maiores desvantagens dos pets.

A boa notícia é que algumas técnicas bem simples podem ajudar você a se livrar desse probleminha bem facilmente:

  • Use um rodinho de pia para juntar os pelos presos em tecidos, como no sofá, no carpete ou na roupa de cama.
  • Escove seu animalzinho regularmente para diminuir a queda de pelos.
  • Faça carinho no pet enquanto veste luvas de borracha para remover os pelos soltos.
  • Prefira o aspirador de pó à vassoura para não espalhar a poeira e os pelos ainda mais.

Cuide da alimentação do bichinho

O que seu animal de estimação come é fundamental para mantê-lo saudável e ativo. No entanto, a dieta dos bichinhos também pode afetar a limpeza da sua casa.

Isso porque um pet bem nutrido e hidratado tem um hálito mais fresco, fazem necessidades com um cheirinho mais discreto, têm um funcionamento regular do sistema digestivo e podem até soltar menos pelos pela casa.

Garantir que a água e a comida do animal estejam sempre frescos também contribui para evitar odores desagradáveis e outros bichos menos fofos que possam se interessar pela ração do pet.

Limpe o banheiro do animal de estimação diariamente

Mesmo quando temos um cão ou gato que só faz as necessidades do lado de fora, nem sempre estamos disponíveis para deixá-los sair quando precisam ir ao banheiro, não é? Principalmente nos dias de muita chuva.

Diante disso, vez ou outra, é normal que os pets precisem se aliviar dentro de casa, e nessa hora é essencial contar com um espaço dedicado para isso, seja um jornal estendido no chão ou uma caixa de areia. Para manter esse local higienizado, limpe-o diariamente, aplicando tanto o eliminador de odores quanto um desinfetante perfumado.

Acostume o pet à rotina de limpeza

Finalmente, para que o seu animal de estimação não fique muito agitado quando você for fazer a limpeza (dele mesmo ou da casa), procure acostumá-lo a essa tarefa, repetindo a rotina sempre da mesma maneira e, se necessário, oferecendo uma pequena recompensa ou distração, como um brinquedo ou petisco.

Ainda que no começo o bichinho fique inquieto ao ser colocado em outro cômodo, ver seus potinhos de comida e água sendo limpos ou ser levado para o pet shop, o que vale é não desistir: com o tempo, o animal vai se adaptar e logo você poderá cuidar dele e da casa sem dificuldades!

E aí, o que você achou das nossas dicas? Compartilhe este post com outros amantes dos animais nas suas redes sociais!

Sua opinião é muito importante!

Comentários