Passo a passo: como lavar roupas de bebê



Blog UAU

Passo a passo: como lavar roupas de bebê

Preparar o enxoval do bebê que está para nascer é uma delícia! Escolher as roupinhas, o jogo de berço, a decoração do quartinho… É tudo lindo e encantador! Mas a preparação para a chegada de um filho não para por aí. É preciso ficar atenta a outros detalhes que também são importantes. Saber como lavar roupas de bebê é essencial!
Estamos falando dos cuidados com a higiene das roupinhas do bebê. Você sabia que alguns produtos não devem ser usados no processo de lavagem da roupa das crianças? Alguns tipos de sabão podem até causar alergia na pele delicada do neném.
Continue acompanhando este post e aprenda como lavar roupas de bebê corretamente e com segurança.

A rotina envolvendo as trocas de roupas do bebê

Os bebês, principalmente os recém-nascidos, são tão limpinhos e cheirosos que as mamães de primeira viagem até se perguntam quando trocar as roupinhas e o que deve ser lavado. Selecionamos aqui dicas valiosas para ajudar você a organizar bem as roupinhas do seu filho!

O que e quando lavar

Para facilitar na organização da rotina de cuidados com as peças do enxoval do neném, aí vai a primeira dica: todas as peças (roupinhas de vestir, até mesmo luva e meias, roupa de cama e de banho) devem ser trocadas periodicamente e lavadas.
As roupinhas de vestir devem ser trocadas e lavadas diariamente após o banho ou caso se sujem durante a troca de fralda ou amamentação.
A roupinha de cama e banho podem ser usadas com um intervalo maior, sendo trocadas duas vezes por semana, ou sempre que se sujarem com o xixi que vazou, por exemplo.

Quais produtos usar no processo de lavagem das peças

Os bebês, desde o nascimento até completarem uns dois aninhos de idade, têm a pele muito sensível e requerem cuidados específicos. Esses cuidados vão desde os cosméticos usados na pele deles até mesmo a escolha do sabão usado para lavar as roupas.
Ou seja, a delicadeza da pele do neném restringe o tipo de produto usado. Para não ocasionar alergias e reações adversas a dica é fugir de produtos agressivos (como alvejantes e cloro) e com perfumesacentuados.
Dê preferência aos produtos neutros e testados dermatologicamente.

Como lavar roupas de bebê

Todas as peças do bebê devem ser lavadas separadamente das demais roupas da família. A dica é reservar um balde ou uma bacia para uso exclusivo dessas peças. O processo deve ser feito preferencialmente à mão.
Caso opte por lavar numa máquina, escolha uma que tenha uma programação específica para roupas de bebê ou peças delicadas.

Tempo em que as roupas devem ficar de molho

Para que as roupas do bebê se conservem bonitas e com um aspecto de novas por mais tempo, a dica é não deixar de molho por um longo período. Cerca de uma hora é suficiente para remover alguma macha específica.

Como remover sujeira

Na hora de remover a sujeira da peça, use as mãos com delicadeza. Evite o uso de escovas, pois elas podem danificar o algodão do tecido. E seja cuidadosa com as peças que possuem bordados e enfeites.

Como enxaguar

Devido à delicadeza da pele do bebê, o enxágue é uma etapa muito importante. Mesmo usando produtos específicos para esse tipo de peça, é preciso caprichar na remoção total do produto.
A dica é a seguinte: remova o sabão das peças. Depois, deixe-as de molho em água limpa por alguns minutos para que os resquícios de sabão se soltem das fibras. Então torne a enxaguar as peças em água corrente.
Evite o uso de amaciantes, pois eles podem causar irritação no bebê.

Como secar

Roupinhas lavadas e enxaguadas, é hora de colocar para secar. Aperte as peças com as mãos para retirar o excesso de água, sem torcer a roupa. Coloque para secar normalmente. Depois de secas, lembre-se de passar as peças pelo avesso com ferro.
Seguindo essas orientações sobre como lavar roupas de bebê você irá conservar as peças do enxoval do seu filho sempre limpas e com aspecto de novas.
Agora que você está uma expert no assunto, compartilhe essas dicas em suas redes sociais para que outras mamães aprendam também!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *