3 dicas de como fazer um jardim vertical



Blog UAU

3 dicas de como fazer um jardim vertical

Não importa se você mora em uma casa ou em um apartamento: ter um jardim certamente contribui com mais leveza para a vida.
Cuidar de plantas e mexer na terra oferece benefícios à saúde, já que alivia o estresse e melhora o humor. E o melhor é que, mesmo que você não tenha muito espaço, é possível aproveitar algum cantinho do seu lar para se dedicar a essa atividade.
A proposta deste artigo é exatamente esta: mostrar para você como fazer um jardim vertical aproveitando ao máximo a varanda ou outro espaço que você tenha em casa!
Confira as nossas dicas e comece já a fazer o seu! Você verá como isso influencia diretamente na sua qualidade de vida!

1. Vasos pendurados em treliças

Para usar essa técnica você deve começar escolhendo bem em que parede vai instalar o seu jardim vertical. Isso porque você deverá chumbar as treliças, e a estrutura deve ser metálica, para aguentar o peso dos vasos com terras. Uma alternativa à treliça é a tela de alambrado, que já vem pronta para esse tipo de instalação.
Os vasos escolhidos devem ser em formato meia-lua. Também é importante selecionar com cuidado as plantas mais adequadas ao lugar, de acordo com incidência de luz e temperatura.

2. Garrafas PET

Que tal unir o agradável ao sustentável? Você pode fazer o seu jardim vertical usando garrafas PET! A ideia é simples e pode ficar muito charmosa.
Primeiro, você deve higienizar as garrafas e fazer um corte em formato de retângulo ao longo do recipiente. É por essa abertura que você colocará a terra e plantará a muda. Depois, faça 2 furos na garrafa, um de cada lado dessa abertura. É por esses furos que o cordão será passado para dependurar as garrafas. O fundo também deve ter furos, para permitir a saída de água.
Por fim, é só amarrar as garrafas ao longo de toda a parede. A técnica também pode ser usada para a criação de uma horta.

3. Quadro vivo

Você pode experimentar fazer o que chamamos de quadro vivo! A ideia fica muito charmosa e dá um toque especial à sala ou a qualquer ambiente que precise de um jardim. Mas lembre-se de que o ideal é que ele seja pendurado em uma parede com boa iluminação natural.
Para a técnica, você vai precisar de um quadro com moldura e uma caixa de madeira (a caixa de madeira deve ser fixada ao quadro). Além disso, é preciso colocar uma tela sobre a caixa de madeira, já preenchida com terra. Depois, é só fazer o plantio. Mas cuidado: é preciso escolher bem as plantas, a terra e outros compostos, para que não ocorra nenhum acidente após pendurar o quadro vivo na parede. As espécies mais indicadas são as suculentas, por não precisarem de muita irrigação.
Há muitas formas de fazer o seu jardim vertical, mas em todos os casos o cuidado é fundamental. Isso significa que você deve regar e adubar as plantas para que elas cresçam com saúde. Além disso, deve mantê-las com uma boa iluminação natural, ao menos em uma parte do dia.
Gostou de aprender como fazer um jardim vertical? Tem outras ideias criativas para desenvolver em sua casa? Compartilhe este post nas redes sociais e pergunte aos seus amigos se eles têm alguma contribuição para a criação do seu novo espaço verde!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *