7 dicas sobre como economizar no dia a dia sem abrir mão do lazer



Blog UAU

7 dicas sobre como economizar no dia a dia sem abrir mão do lazer

Para conseguir poupar um pouquinho a cada mês, é preciso cortar até o lazer, certo? Errado! Ao contrário do que muita gente pensa, dá sim para continuar se divertindo sem sentir o peso no bolso. O segredo é simples: basta adotar estratégias inteligentes e eficientes de economia.

Não tem como negar: na prática, a diversão tende a ser um dos primeiros itens riscados da lista quando as finanças apertam. Mas por mais que alguns encarem o lazer como algo supérfluo, não é bem por aí. Como a diversão tem tudo a ver com bem-estar, qualidade de vida e realização, não só pode como deve continuar fazendo parte de suas prioridades!

Quer saber como economizar no dia a dia sem abrir mão do lazer? Então continue lendo nosso post de hoje para conferir as dicas de economia e diversão que separamos especialmente para você!

1. Aposte em programações gratuitas

Uma ótima opção para se divertir sem gastar muito é apostar nas programações gratuitas. Para aproveitar os espetáculos com entrada grátis, fique atento à agenda cultural da sua cidade! Com essa pesquisa, você vai acabar descobrindo que há muitos museus e exposições com dias em que a participação não é cobrada. E o zoológico, será que também dá essa colher de chá? Investigue! Seguindo a mesma lógica, as praias e os parques públicos também são ótimas pedidas.

2. Recorra a programas de fidelidade e incentivo

Hoje em dia, muitas empresas oferecem programas de fidelidade e incentivo aos clientes. Aderindo a esses programas, você pode pagar meia entrada no teatro ou obter descontos incríveis em ingressos para shows e para o cinema, por exemplo. Vale a pena ficar de olho!

3. Crie o hábito de cozinhar em casa

Sair frequentemente para comer ou pedir pelo delivery muitas vezes na semana costuma ficar bem caro. No caso da saída, além da conta em si, ainda tem o acréscimo relativo ao transporte, os 10% do serviço, as bebidas, o couvert e assim por diante. Vai trocar pelo delivery então? Mas e a taxa de entrega? A verdade é que cozinhar em casa pode ser muito divertido e econômico. É só caprichar no cardápio e envolver a família na programação gastronômica! Que tal um rodízio de pizzas caseiras com cada um criando um sabor? Ah, e para aumentar a economia, não deixe de fazer a lista antes de ir às compras!

4. Anote suas despesas

Controle é a palavra de ordem para economizar. Pensando nisso, acostume-se a anotar os gastos em planilhas, cadernetas ou aplicativos. Registrar cada pequena despesa faz com que tenha noção do quanto você efetivamente gasta, com o que exatamente gasta cada centavo e, assim, como pode poupar. Desse modo, será possível eliminar ou diminuir certos gastos e, com a economia, quem sabe até investir em uma programação de lazer! Pronto para planejar sua próxima viagem?

5. Faça pequenas economias domésticas

Para não ter que abrir mão da diversão, é importante que a economia esteja inserida naturalmente na sua rotina. Aí entram pequenos hábitos, como não desperdiçar água, reaproveitar materiais, evitar o desperdício de alimentos, optar por produtos de limpeza que rendam mais e poupar energia no dia a dia. A princípio, essas podem parecer atitudes insignificantes, mas acredite: fazem toda diferença no orçamento doméstico.

6. Avalie pacotes de TV a cabo, internet e celular

Você tem tempo para sentar e assistir TV no dia a dia? Acompanha a programação da maioria dos canais da grade? Precisa mesmo de pacotes de internet e celular como os seus ou poderia substituir por opções mais baratas? Avalie seus planos atuais, procure conhecer outras alternativas e escolha alternativas que tenham mais a ver com seu perfil, sem ameaçar suas finanças!

7. Tome cuidado com o cartão de crédito

O cartão de crédito pode tanto ser um grande aliado como um enorme vilão da diversão e da economia. Se você sabe usá-lo direitinho, não terá problemas financeiros. Isso sem contar que as milhas podem ser revertidas em viagens! Por outro lado, se você usa esse recurso de forma inadequada, sem planejamento e controle, pode gastar além da conta. Então tome cuidado, ok?

Por fim, se gostou das nossas dicas sobre como economizar, não pense 2 vezes: compartilhe este post com seus amigos nas redes sociais! Quem sabe alguns não animam fazer um piquenique na praça no próximo final de semana?

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *