5 dicas para decorar gastando pouco



Blog UAU

5 dicas para decorar gastando pouco

Quando se fala de decoração residencial, muitas pessoas imediatamente pensam em móveis caros, acabamentos luxuosos, projetos arquitetônicos detalhados, longas obras de reforma e peças de designers famosos. Esse é seu pensamento também? Então que tal ampliar os horizontes e passar a enxergar a decoração de uma forma mais realista, econômica e acessível?

 Apesar de beleza e bom gosto serem constantemente associados aos preços elevados, saiba que é plenamente possível ter uma casa bonita e bem decorada gastando pouco. Isso mesmo! Você pode deixar o seu lar doce lar cheio de estilo, personalidade e charme sem que a decoração pese no bolso.

Confira nossas dicas para decorar gastando pouco 

Personalize suas capas de almofada

As almofadas são artigos decorativos que trazem beleza, aconchego e conforto para os ambientes. Além disso, costumam ser objetos baratos, que duram bastante tempo e, portanto, oferecem um excelente custo-benefício. Para economizar na decoração da casa, vale a pena fazer suas próprias capas de almofadas. Abuse de técnicas como patchwork, fuxico, crochê, tricô e pintura em tecido. Lembre-se que o artesanato dá um toque de personalidade aos espaços sem comprometer o orçamento. Não é à toa que as peças artesanais estão em alta no design de interiores.

Mude a disposição dos móveis

Quem disse que precisa comprar mobília nova para mudar a cara da sua casa? Por vezes, mudar a disposição dos móveis é suficiente para renovar o visual do imóvel. Troque o sofá de lugar, alterne a posição das mesinhas e pufes, transporte um móvel de um cômodo para ouro. Esse tipo de mudança traz novos ares para a decor. Deixe, no mínimo, 90 cm de distância entre um móvel e outro para não atrapalhar a área de circulação.

Invista em itens versáteis

Outra estratégia eficiente para economizar na decoração é investir em itens versáteis e multifuncionais. Aposte em móveis como sofá-cama, cadeiras retráteis, pufes que podem ser usados como baús, mesas extensíveis, etc. Ainda que esses móveis custem um pouco mais, você economiza espaço e dinheiro, já que leva para casa uma peça que vale por duas. Solução perfeita para quem mora em imóveis pequenos e não pretende gastar muito com mobília.

Inclua fotografias na decoração

A revelação de fotos é barata. As molduras e porta retratos também cabem no bolso. Então o que você está esperando para decorar a casa com fotografias de momentos especiais e pessoas especiais? Decore os ambientes com registros de viagens, imagens de amigos, festas de família e assim por diante. Dá para montar murais, colocar retratos avulsos sobre os móveis ou, até mesmo, criar uma charmosa galeria em um dos corredores da casa. Além de linda e econômica, a decor será recheada com suas melhores memórias afetivas.

Acrescente um toque de cor nas paredes

Para decorar sem gastar muito, uma dica infalível é colorir uma ou várias paredes da casa. Você pode usar tinta lousa para fazer um moderno chalkboard, pode optar por cores de uma mesma paleta para compor um degradê ou pode criar um efeito irreverente com listras vibrantes, no estilo chevron.  Outras alternativas baratas e interessantes para renovar as paredes do seu lar são os apliques adesivos de desenhos e frases, além dos papéis de parede, que são econômicos e fáceis de aplicar.

E aí, gostou das nossas dicas para decorar gastando pouco? Uma das melhores maneiras de decorar sem gastar muito é reaproveitar elementos para fazer objetos decorativos. Se você acredita nisso e deseja montar uma decoração barata e sustentável, confira esse outro post e aprenda a fazer um belo revisteiro de material reciclado. Até a próxima e continue de olho nas novidades do nosso blog!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *