Como decorar apartamento alugado gastando pouco

Quem mora em um apartamento alugado pode sentir uma certa limitação para decorar tudo do seu jeitinho. Obviamente, mudar a estrutura é impensável. Mas até mesmo pequenas mudanças pedem cuidado, já que, eventualmente, a entrega precisa ser aprovada por uma vistoria que espera encontrar o imóvel como estava na assinatura do contrato. É isso mesmo: furos ou cores diferentes nas paredes já podem ser suficientes para ter que repintar ou fazer consertos antes da entrega.

Mas não é por isso que você deve desanimar ou se preocupar, ok? Há várias formas de tornar um apartamento alugado especial, dando seu toque único à decoração. Quer saber como? Acompanhe as dicas que preparamos!

1. Personalize as paredes com adesivos

Desde que chegaram ao mercado, os adesivos estão em alta. Esses materiais ajudam a personalizar ambientes sem exigir grandes mudanças. Em uma cozinha branca, por exemplo, eles podem ser aplicados entre o balcão e os armários aéreos. Também ficam incríveis acima da pia. Além disso, quartos, banheiros e até salas podem receber adesivos. Tudo depende, é claro, da decoração!

2. Fixe quadros com fita dupla face

Se você ama quadros e quer fazer composições maiores no seu apartamento alugado, pode fixá-los com fita dupla face. Assim, não deixa as paredes cheias de furos de pregos e pode, inclusive, mudá-los de lugar quando quiser inovar!

3. Foque a decoração nos acessórios

Como não é recomendado fazer muitas mudanças nas paredes de um imóvel alugado, que tal focar a decoração nos acessórios? E o melhor é que as opções são infinitas! Nas paredes, você pode colocar prateleiras, por exemplo, enquanto, no chão, os tapetes dão um toque aconchegante e especial a cada cômodo. Um revisteiro pode tornar sua sala mais acolhedora e uma luminária sobre a mesa lateral, mais elegante. O que acha?

4. Escolha os tons de acordo com as paredes

Se você vai investir em acessórios, só tome cuidado para não deixar os ambientes muito carregados. Para isso, pense em combiná-los com as cores que já estão nas paredes! O ideal é pensar em tons complementares, que combinem contrastando. No caso de paredes brancas, por exemplo, aposte em móveis e acessórios de cores fortes. Para um cômodo de paredes em tom pastel, móveis claros caem muito bem. O que mais te agrada?

5. Aposte em cortinas e divisórias

Você também pode usar as cortinas como elementos de decoração e divisórias móveis (como biombos) para deixar os espaços mais personalizados ou até criar novos cômodos.

6. Invista no poder dos espelhos

Que tal incluir um espelho com moldura vitoriana na décor do seu apê alugado? Os espelhos são clássicos que se adaptam a vários estilos e podem complementar muito bem a decoração, dando a seu apartamento uma cara de espaço único, realmente com a sua identidade.

7. Avalie a alternativa dos pisos vinílicos

Às vezes, o apartamento é bem agradável, mas o piso estraga os ambientes. Já passou por isso? Nesse caso, pense se é viável usar pisos vinílicos, que são sobrepostos sobre o revestimento original e podem ser retirados sem danos antes de entregar o imóvel. Existe uma variedade grande de modelos e a aplicação é bem fácil — alguns são apenas de encaixe.

8. Mantenha um jardim compacto

Por fim, o que acha de montar um jardim vertical ou uma horta compacta? Além de oxigenar o ambiente e se aproximar da natureza, você ainda pode ter temperos fresquinhos para suas aventuras culinárias! Só tenha o cuidado de escolher as plantas que mais se adaptam a espaços pequenos e à luminosidade do lugar.

Com essas dicas, você pode deixar seu apartamento alugado totalmente personalizado e acolhedor para descansar, trabalhar e receber amigos! Por falar em amigos, que tal compartilhar este conteúdo nas suas redes sociais e trocar uma ideia com eles sobre o assunto?

Sua opinião é muito importante!

Comentários