Com que frequência você deve lavar a roupa de cama?

Você sabe de quanto em quanto tempo deve lavar a roupa de cama? Uma vez por semana, a cada 5 dias ou apenas mensalmente?

Os lençóis, edredons e cobertas são fundamentais em qualquer casa, e precisam ficar sempre limpos sem pesar no bolso, já que necessitam de uma maior quantidade de água e energia elétrica no processo de lavagem. Por isso, é importante achar o equilíbrio entre todos os fatores envolvidos: higiene, saúde e economia. Assim, você não gasta demais nem coloca o bem-estar da sua família em risco.

Acompanhe o nosso post e entenda quando lavar sua roupa de cama!

O acúmulo de sujeira nos tecidos

O processo natural de renovação celular do corpo faz com que a gente deixe células mortas por aí praticamente o tempo inteiro. Na hora de dormir não é diferente. Imagine que você passa entre 4 e 8 horas, pelo menos, deitado em sua cama. Mesmo não vendo, deixamos muita sujeira do nosso corpo no espaço de dormir.

Isso é um prato cheio para atrair microrganismos, como bactérias e ácaros, grandes causadores de problemas como asma e eczemas de pele. Portanto, se você sente os olhos secos ou tem crises de tosse e rinite durante o sono e depois que levanta, cuidado: esses são sinais de acúmulo de ácaros!

A limpeza periódica não só minimiza a sujeira como reduz os riscos de infecções mais severas de pele. Por isso, se você demora muito para lavar a roupa de cama, é hora de mudar sua rotina!

Os dias certos para lavar a roupa de cama

Mesmo que não pareçam sujos, vale a pena ter o cuidado de lavar seus lençóis e fronhas uma vez por semana, para evitar que os ácaros se proliferem. Isso não é regra, mas dá uma boa margem de segurança para você e sua família. Também é importante abrir a janela do quarto e deixar circular o ar, pois isso também ajuda muito no combate aos micróbios.

Para evitar gastos desnecessários, você pode deixar para lavar cobertas pesadas e edredons com uma periodicidade maior. Uma vez por mês é suficiente. Mas, nesse intervalo, coloque-os para tomar sol pelo menos semanalmente.

Não é obrigatório passar a roupa de cama, mas esse procedimento também ajuda no combate aos microrganismos que causam doenças — especialmente quando estamos falando de crianças, que são mais suscetíveis a esses problemas.

De toda forma, não se esqueça de um ponto extremamente importante: use produtos de boa qualidade. Tira manchas, lava roupas (preferencialmente líquido, para não deixar resíduos) e amaciante são essenciais. Lembre-se de que o perfume e a limpeza são seus grandes aliados contra os ácaros.

As situações que exigem maior frequência de lavagem

Em alguns casos específicos, vale a pena encurtar o intervalo entre as lavagens:

  • períodos de calor intenso — troque a roupa de cama a cada 2 ou 3 dias;
  • situações de doença — lave a roupa de cama todos os dias, para facilitar a cura e evitar o agravamento do quadro;
  • casos de pessoas alérgicas — quem tem asma, rinite, faringite ou outras afecções alérgicas e respiratórias também requerem maior cuidado; 3 ou 4 dias entre as lavagens é o ideal.

Como você pode ver, lavar a roupa de cama é essencial para evitar doenças e problemas sérios de saúde. Então, para ajudar os seus amigos a se prevenir, compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais. Até a próxima!

Sua opinião é muito importante!

Comentários