Saiba como preparar a casa para a chegada do primeiro filho

A chegada de um filho sempre gera muita ansiedade nos pais. Quando são marinheiros de primeira viagem então… Afinal de contas, além das mudanças na rotina e da expectativa pelo futuro, são muitos os detalhes a arrumar para assegurar o conforto e o bem-estar da criança.

E não estamos falando só da preparação do enxoval e da malinha com tudo o que deve ser levado para a maternidade, viu? Também é preciso fazer algumas adaptações em casa, de preferência antes da chegada do bebê, a fim de evitar acidentes e garantir a segurança do pequeno.

Pronto para montar sua checklist? Continue a leitura e confira algumas dicas valiosas para você conseguir preparar a casa da melhor forma possível para a chegada do primeiro filho!

Cuide da limpeza

Essa pode até parecer uma dica óbvia, mas não custa nada lembrar: a limpeza é simplesmente imprescindível quando se tem crianças em casa. E especialmente no caso de recém-nascidos, todo cuidado é pouco.

Fique atento a objetos que podem acumular mofo ou poeira, como bichinhos de pelúcia, colchão, travesseiro, lençóis e cobertores. Procure deixar o colchão, o travesseiro e os cobertores expostos ao sol por algumas horas ao dia para acabar com os ácaros camuflados na superfície. Para ajudar, você também pode usar capas antialérgicas. As pelúcias também devem ser expostas ao sol e os lençóis devem ser trocados pelo menos 2 vezes por semana.

Ainda nesse assunto, lembre-se: procure usar produtos de limpeza que não tenham muito perfume. Dessa maneira, você evita provocar alergias e infecções respiratórias no seu pimpolho.

Isole as tomadas

No momento em que o bebê começa a engatinhar, é preciso ter em mente que ele vai querer explorar os ambientes. Nessa fase, as tomadas podem se tornar perigosíssimas se estiverem ao alcance dos dedinhos curiosos do pequeno. Para não ter que lidar com acidentes, abuse dos protetores! E prefira os modelos mais básicos, que não chamem a atenção da criança, combinado?

Instale redes firmes

Tudo bem que as janelas não só podem como devem ficar abertas para garantir uma boa ventilação, mas, na prática, isso pode representar um risco muito grande quando se tem uma criança pequena em casa. O ideal é instalar redes de proteção em janelas, sacadas e até portões (caso exista algum vão) para evitar quedas. Lembrando que telas do tipo mosquiteiro não são apropriadas, pois podem não suportar o peso da criança.

Proteja as quinas

Nesse contexto, o mais indicado é dar preferência a móveis com cantos arredondados. Contudo, se isso não for possível, você pode manter as quinas dos móveis devidamente protegidas. Não se esqueça: quando as crianças começam a andar, ainda não têm tanto equilíbrio. Por isso, podem cair ou tropeçar, batendo no que aparecer pela frente. Melhor evitar machucados, não acha?

O que você precisa ter em mente é que preparar a casa para a chegada do primeiro filho deve ser uma atividade prazerosa. E, como você pôde ver, nem é tão difícil assim! Basta ficar atento a tudo o que pode ser considerado um risco para a criança, encontrando uma forma de evitar preocupações no futuro. Por meio de atitudes simples, é mais que possível garantir a segurança e o bem-estar do seu pequeno!

Agora que você está pronto para essa missão, que tal ajudar outros pais a prepararem um ambiente seguro para seus pimpolhos também? Então compartilhe este conteúdo em suas redes sociais!

Sua opinião é muito importante!

Comentários