Como ter uma casa sustentável com pequenas atitudes?

Você às vezes fica com vontade de contribuir para a preservação do meio ambiente, mas não sabe ao certo como fazer sua parte? Então fique de olho no post de hoje! Aqui vamos mostrar como você pode ter uma casa sustentável com atitudes simples, mas que já fazem uma diferença e tanto para o planeta. Quer ver?

Use a água e a eletricidade conscientemente

Sabia que existem mudanças mínimas que podem gerar uma economia enorme no consumo de água e energia elétrica da sua casa? Muito além de apagar as luzes ao sair de um cômodo e fechar a torneira enquanto escova os dentes, confira como economizar de verdade os recursos naturais da Terra! Você pode:

  • trocar as lâmpadas incandescentes por modelos de LED ou fluorescentes;
  • instalar uma descarga ecológica no banheiro, daquelas que permitem usar mais ou menos água, dependendo da situação;
  • usar truques de iluminação, como espelhos e cores claras, aproveitando a luz natural e reduzindo o consumo de eletricidade;
  • dar preferência a eletrodomésticos econômicos, com selo A da Procel;
  • reduzir o tempo de uso do secador de cabelos, secando os fios cuidadosamente com uma toalha antes.

Pode acreditar: a natureza e suas contas no final do mês certamente vão agradecer!

Casa sustentável com coleta seletiva de lixo

Separar o lixo reciclável na sua casa pode ser muito mais fácil do que você pensa. Mesmo que não seja possível fazê-lo sempre, com todos os tipos de embalagens, deixe ao menos um espacinho na área de serviço reservado para o papel, o plástico e o vidro. Esses são os materiais recicláveis mais fáceis de serem limpos e armazenados.

Caso descubra que não há serviço de coleta seletiva na sua região, procure por um depósito em que você pode jogar o lixo separadinho uma vez por semana ou sempre que passar por ali!

Leve sacolas reutilizáveis para o supermercado

Mesmo nos supermercados que fornecem sacolas de plástico biodegradável, não há dúvida: as versões retornáveis (de pano ou lona, por exemplo) são alternativas muito mais sustentáveis. Afinal, uma única sacola dessas dura anos, enquanto as outras costumam ser descartáveis, usadas no máximo mais uma vez.

A dica aqui é deixar uma sacolinha dobrada na sua bolsa para quando decidir fazer uma compra espontânea e levar consigo mais sacolas sempre que for fazer a compra do mês. Nesse caso: quanto mais resistente, melhor!

Reduza sua emissão de CO2

Principalmente se você tem carro ou uma moto, a tentação de ir a qualquer canto dirigindo tende a ser grande. Esse hábito, no entanto, além de aumentar seus gastos com combustível, contribui para piorar a poluição do ar e até o trânsito na cidade.

Sempre que possível, portanto, favoreça os meios de transporte limpos, deslocando-se a pé ou de bicicleta. Quando não der, priorize o transporte público ou combine de dar ou receber carona dos amigos e colegas para reduzir a quantidade de veículos circulando por aí.

Reaproveite matérias-primas na decoração

Por que incentivar a produção de ainda mais bens pela indústria se você pode economizar e ainda ter uma decoração elegante? Seja seguindo a linha moderna ou retrô, aposte nos móveis usados em bom estado de conservação ou em objetos feitos com materiais reutilizáveis, como palletscaixotes de feira e até livros!

Aliás, nós temos um e-book inteirinho sobre decoração com material reutilizável para você criar um visual charmoso, elegante e pra lá de ecológico no seu lar! Que tal conferir?

Se cada um fizer um pouquinho mais para ter uma casa sustentável, com certeza viveremos em um mundo melhor!

Sua opinião é muito importante!

Comentários