5 ideias de brincadeiras para dentro de casa com as crianças

A pandemia de coronavírus mudou a rotina de todos. Mas especialmente para as crianças, ela tem sido um grande desafio. Afinal, muitos pequenos não entendem completamente o que está acontecendo. Por isso, é importante tomar medidas para melhorar a situação, dentro do possível.

Uma solução é investir em brincadeiras para dentro de casa. Assim, as crianças se distraem e podem focar em atividades produtivas e que ajudem em seu bem-estar.

Confira o artigo a seguir e saiba as vantagens de investir em brincadeiras em casa. Além disso, descubra 5 opções de atividades legais que você pode fazer com os seus filhos. Boa leitura!

Como as brincadeiras para dentro de casa podem ajudar

A pandemia mudou a rotina de todos, inclusive das crianças. Além de ter afetado a vida de muitas famílias de forma direta — por exemplo, financeiramente —, o coronavírus também favoreceu maiores níveis de estresse na população em geral.

Com as crianças, além da questão da saúde mental, muitas se veem impossibilitadas de sair de casa. E, nesse contexto, as que vivem em apartamento podem até sentir mais efeitos do que uma criança que vive em uma fazenda ou casa com quintal. 

Dessa forma, além de administrar as aulas dos pequenos em casa, cabe aos pais ou responsáveis manter uma boa rotina para eles. Felizmente, existem muitas ideias simples que podem deixar o dia mais ocupado, influenciar em bons aprendizados e até diminuir o estresse.

5 brincadeiras para fazer com as crianças em casa

Ficar em casa não é motivo para deixar as crianças somente na televisão ou celular. Há muito que você pode fazer com elas para passar esse tempo. Confira a seguir 5 brincadeiras para dentro de casa que vão fazer sucesso com a sua família!

 1. Circuitos

Circuitos são uma boa forma de desenvolver a coordenação motora da criança. Para quem tem bebês, um circuito com almofadas ou cadeiras é legal e seguro. Já para as crianças maiores, uma opção feita com fita crepe no chão é uma boa ideia para brincarem com carrinhos. Tem adolescentes? Que tal um circuito desafiador com labirintos de linha e bexigas bem ao estilo anos 90? Você pode até criar times e definir prêmios.

2. Caça ao tesouro 

Nada mais legal para manter as crianças ocupadas do que uma caça ao tesouro. Para montar uma, é bastante simples:

  • pense em um “tesouro” bacana como prêmio final;
  • espalhe pistas pela casa inteira;
  • coloque obstáculos e charadas que elas precisam decifrar;
  • escolha pequenos incentivos para colocar nas pistas;
  • defina um lugar improvável para o tesouro;
  • use alguns conteúdos da escola para tornar a brincadeira mais educativa.

3. Contação de histórias

Se a sua família tem o hábito de ler, você pode adquirir novos livros ou reler os que já tem com os pequenos. Além de treinar a leitura, eles vão mergulhar em outros mundos divertidos. Além disso, que tal incentivar as crianças a escreverem suas próprias histórias?

4. DIY

Especialmente no final de semana, as crianças podem ficar entediadas. Por isso, uma boa alternativa é inventar um dia de criação. Nele, vocês podem fazer várias atividades juntos para produzir coisas brincando. Algumas ideias são:

5. Eventos

Outra forma de brincar e envolver as crianças é inventando eventos ou fazendo comemorações reais. Por exemplo, se é aniversário de alguém, você pode elaborar uma refeição de aniversário com os pequenos, deixando-os responsáveis por certas tarefas.

Inventar brincadeiras para dentro de casa é uma das melhores formas de distrair as crianças. Você até pode envolvê-las na ajuda com as tarefas domésticas. Assim, elas aprendem também a cuidar do lar e ser mais responsáveis. Independentemente do que você faça, o principal é estar com elas e, em família, procurar o bem-estar

Gostou do post? Assine nossa newsletter e receba novidades especiais para a sua casa! 

Sua opinião é muito importante!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.