Como tirar bolinhas das roupas?

Todo mundo já se deparou com aquelas bolinhas indesejáveis que aparecem nas roupas e muitas vezes nos obrigam a trocar a peça que estávamos planejando usar em uma ocasião especial, não é mesmo?

Elas podem surgir nos mais variados tipos de tecidos, mas são mais comuns nos sintéticos, como poliéster, nylon e acrílico. Isso porque eles costumam ter a trama mais aberta, o que favorece o atrito entre os fios, ocasionando no surgimento das bolinhas.

Neste artigo, você vai descobrir que há maneiras de evitar que as bolinhas das roupas apareçam e conhecer algumas técnicas para eliminá-las. Vamos conferir?

Como surgem as bolinhas das roupas?

Como explicamos, as bolinhas das roupas surgem por causa do atrito entre os fios e de outros materiais na peça, como as alças de bolsas de couro. Também são resultado de uma lavagem feita de forma inadequada na máquina ou à mão. Outro fator causador das bolinhas pode ser o uso de produtos de baixa qualidade em sua higienização.

Assim, o ideal é sempre identificar o tipo de tecido antes de lavar para que você entenda se pode colocar a peça na máquina junto a outras peças mais pesadas, se deve usar o ciclo para roupas mais delicadas ou se é melhor lavar à mão, de forma mais cuidadosa.

Também é importante saber que o sabão líquido ajuda a manter a roupa nova por mais tempo, evitando a corrosão do tecido. Por fim, o uso de um bom amaciante é fundamental para ajudar a evitar a formação de bolinhas nas roupas.

Como tirar as bolinhas do tecido?

Se você tem uma peça que adora, mas encontrou bolinhas no tecido, não é preciso se desesperar. Há duas formas bem fáceis de retirar as bolinhas das roupas sem correr muitos riscos de estragar ainda mais os fios. A primeira delas é usar pedaços de fitas adesivas, colando-os sobre as bolinhas e puxando com firmeza.

A outra forma é usando um aparelho chamado papa-bolinhas, desenvolvido especialmente para esse fim. Ele pode ser facilmente encontrado em lojas de produtos variados.

Como evitar que elas surjam novamente?

Lavando do avesso

Uma maneira de fazer com que as bolinhas não apareçam em suas roupas após a lavagem é colocá-las do lado avesso na máquina de lavar. Assim, o atrito ocorrerá, mas as bolinhas ficarão por dentro da roupa, sem aparecer na hora que for vestir.

Secando com cuidado

secadora também pode fazer com que elas surjam nos tecidos, principalmente se você colocar muitas peças ao mesmo tempo: o princípio é o mesmo, pois o atrito vai causar o desgaste das tramas. Então, escolha ciclos mais curtos e com temperaturas mais baixas. Dependendo da peça, a melhor opção é o varal.

Usando os produtos certos

Para evitar que as bolinhas das roupas apareçam, escolha o sabão líquido, já que essa versão é menos abrasiva do que a em pó e dilui mais facilmente na água. Além disso, um bom amaciante cria uma camada protetora nos tecidos, reduzindo os efeitos do atrito.

Por fim, ler as etiquetas com as informações sobre os cuidados que você deve ter com as peças é a melhor maneira de evitar que as bolinhas das roupas atrapalhem o seu dia. Aplique as nossas dicas na sua rotina e mantenha suas roupas como novas por mais tempo!

Este artigo ajudou você? Quer ficar por dentro de mais informações como essas para facilitar a sua vida? Curta a nossa página no Facebook!

Sua opinião é muito importante!

Comentários