Passo a passo para arrumar a cama como capa de revista!

Quantas vezes você saiu na correria e deixou de arrumar a cama? Se pensa que não tem nada demais em deixar de arrumá-la, você se engana. Chegar a casa depois de um longo dia de trabalho e encontrar sua cama linda e convidativa é o primeiro passo para uma boa noite de sono.

De nada adianta ter um quarto como você sempre quis se a cama estiver desarrumada. Isso acaba com qualquer decoração! Além do mais, não é uma tarefa que requer tanto esforço, e quando feita corretamente, se torna até prazerosa. Não existem regras nesse momento, basta capricho!

Não é difícil deixar sua cama igual àquelas de capa de revista. O segredo está na qualidade dos tecidos e na disposição dos lençóis, colchas e travesseiros. Você pode dispô-los de diversas formas, é só usar a criatividade! Para ajudar, preparamos este post recheado de dicas para você ter a cama perfeita. Confira!

Dobre o lençol corretamente

A primeira etapa de arrumação da cama perfeita é colocar o lençol corretamente. Dê preferência para um lençol com elástico, e deixe-o muito bem esticado e visivelmente alinhado, sem nenhuma parte solta. Atente para deixar as costuras para baixo, na direção do colchão.

Caso a peça não tenha elástico, tenha o cuidado de colocar as duas laterais na mesma altura e faça a dobra dos cantos como envelope, prendendo nas laterais do colchão. Para finalizar, estenda o lençol de cima, fixando apenas aos pés da cama.

Como os lençóis ficam em contato direto com o corpo, invista em um jogo de qualidade. Dessa forma, você terá maior conforto e maciez. O tecido de algodão é o mais recomendado, principalmente com composição de 100%, já que permite que nossa pele respire melhor. A quantidade de fios também é importante, já que é ela quem dita a maciez e a durabilidade da peça. O ideal é que tenha um mínimo de 300 fios.

Tenha pelo menos três opções de lençol, assim você poderá trocá-los com maior frequência e higienizá-los adequadamente. Além disso, cores e estampas diferentes quebram a rotina e estimulam você a arrumar a cama toda manhã.

Adquira uma colcha e um edredom

Esse é um dos momentos que mais dão beleza ao arrumar a cama! Por cima do lençol, coloque uma colcha muito bem esticada até a cabeceira e dobre levemente a barra para criar mais volume, mostrando o verso.

Aqui o que vale é a imaginação! Sua colcha pode ser estampada ou lisa, e do seu tecido favorito! Uma boa dica, se você tem dificuldade em deixar a colcha totalmente lisa, é investir em uma com textura. Tudo vai depender de combinar com o jogo de cama escolhido anteriormente com a decoração já existente em seu quarto.

Se você mora em uma região de temperatura mais fria e gosta de edredom, coloque-o sobre a cama dobrado em três partes. Ele será um detalhe final que fará toda a diferença. Ou então, dobre-o ao meio a estique na parte inferior da cama, pois assim também fica lindo e super aconchegante.

Distribua travesseiros e almofadas pela cama

Nós sabemos que provavelmente você só precisa de um ou dois travesseiros para dormir, mas nem por isso deve privar sua cama deles! Já reparou que as camas de revistas são cheias de travesseiros e almofadas? Aqui não vale a regra do menos é mais: quanto maior o número de peças, mais vistosa sua cama ficará!

Deixe a cama com a sua cara mesclando cores, formatos, tamanhos e texturas diferentes. Não tenha medo de ousar e misturar tecidos como veludo e bordado. Coloque os maiores atrás, encostados na cabeceira da cama, e na sequência os menores.

Finalize o visual com almofadas em formato de rolo e com uma manta decorativa aos pés da cama. Se você já ousou nas estampas das almofadas, prefira texturas lisas. Vai ficar um charme!

Invista em porta-travesseiros, fronhas e protetor de colchão

Além de contribuírem esteticamente, o porta-travesseiro e a fronha protegem seu travesseiro de impurezas, o que é fundamental para a sua saúde e para a durabilidade das peças. Escolha um tecido semelhante ao usado no lençol. Assim, você terá ainda mais maciez e conforto para dormir.

Já o protetor de colchão, além de aumentar o aconchego da cama, ajuda a prevenir o colchão de possíveis danos. Por isso, invista em um modelo impermeável. Dessa forma, você não precisa se preocupar caso algum liquido ou alguma sujeira sejam derramados, basta lavar a peça.

Se a sua cama for modelo box, é essencial usar um saiote. Além de deixar o visual ainda mais bonito, ele protegerá a parte que sustenta o colchão de possíveis poeiras e impurezas.

Higienize todas as peças corretamente

De nada adianta ter uma cama linda se ela não for higienizada corretamente. Por isso, ao comprar algum componente, verifique como lavar e quais os cuidados necessários.

Troque o lençol uma vez por semana e as fronhas, por ficarem mais em contato com o rosto, a cada três dias. Já as peças mais pesadas, como edredons e colchas, podem ser lavadas duas vezes por ano.

Uma dica, ao lavar lençóis e fronhas, é usar amaciante no último enxague. Dessa forma, as fibras ficarão mais macias, protegidas, e com um cheirinho super gostoso. Para finalizar, não esqueça de passar a roupa de cama, já que você não vai querer dormir em tecidos amassados.

Viu só como você não precisa gastar muito tempo do seu dia para arrumar a cama e deixá-la como capa de revista? No momento da compra das peças que compõem o visual, dê preferência para produtos de qualidade. Confira qual é a composição do tecido e a quantidade de fios. Também vale saber qual é o modo correto de higienização.

Para finalizar a arrumação, aposte em um aromatizante! Você pode colocar um sachê da sua essência preferida embaixo do protetor de colchão ou espirrar lavanda nos tecidos. Dessa forma, além de linda, sua cama estará sempre cheirosa!

Agora que o quarto já tem a cama perfeita, continue conosco e confira dicas sobre como inovar na decoração do quarto sem gastar muito! Até lá!

Sua opinião é muito importante!

Comentários