Arranjos de flores: 7 dicas de como fazer o seu!

Colocar flores pela casa é uma forma de oferecer mais charme a aconchego ao nosso lar. Além de lindas, elas ajudam a deixar o ambiente sempre com aquele ar fresco e cheirinho delicioso.

Por isso, hoje preparamos este artigo com dicas incríveis sobre como fazer arranjos de flores e mantê-los bonitos por mais tempo. Continue a leitura e prepare-se para pôr a mão na massa!

1. Escolha as flores da estação

Para fazer o seu arranjo, é sempre bom dar preferência às flores locais e da estação. Isso porque elas têm probabilidade maior de viver mais, são mais sustentáveis e fáceis de ser encontradas, além de terem preço mais acessível.

2. Combine cores

Combinar vários tons de flores pode ajudar a criar um efeito lindo no seu arranjo. Aposte em uma paleta de cores mais neutras para uma composição mais elegante e em cores vivas e contrastantes para um arranjo mais arrojado. Não se esqueça de combinar os tons do arranjo com a decoração do ambiente.

3. Aposte em alturas e texturas diferentes

Os arranjos de flores mais bonitos são aqueles com alturas e texturas diversas. Para conseguir esse efeito, é preciso buscar espécies variadas e mesclar flores e folhas. Um arranjo composto apenas de folhagens também pode ser uma solução ousada e criativa!

4. Observe o posicionamento do Sol

Para que o seu arranjo de flores viva mais, é importante observar o posicionamento e a movimentação dos raios solares no cômodo. De modo geral, as plantas não respondem bem à incidência direta do Sol nos horários mais fortes, mas cada espécie tem necessidades próprias.

Por isso, também pesquise as características das flores escolhidas para o seu arranjo. Com a manutenção adequada, elas ficarão bonitas por muito mais tempo.

5. Escolha um vaso bonito

Não é só a paleta de cores do ambiente que deve harmonizar com as suas plantas. Na hora de pensar como fazer arranjos de flores, leve em conta, também, a escolha do vaso.

O ideal é que seja uma peça de boca larga, para que as flores não fiquem muito juntas umas às outras. Aposte em um vaso elegante e clean, que realce a beleza do seu arranjo.

6. Use algumas estratégias para aumentar a duração

Além de optar pelas espécies da estação e cuidar do posicionamento do Sol, mais alguns cuidados podem ajudar a fazer com que o seu arranjo de flores tenha duração bem maior.

Realizar um corte diagonal na ponta do caule, por exemplo, ajuda a planta a absorver mais água, o que é essencial para a sua sobrevivência. Outra dica interessante é acrescentar uma colher de açúcar à água do vaso.

Colocar uma moeda de cobre no fundo do arranjo também pode ajudar a eliminar bactérias e aumentar a duração das flores!

7. Faça a manutenção periódica do seu arranjo

Mesmo com todas essas estratégias, é essencial realizar a manutenção e limpeza frequente do arranjo. Sempre retire folhas e flores amareladas e troque a água pelo menos duas vezes na semana. Ao fazer isso, refaça o corte diagonal do caule.

Saber como fazer arranjos de flores bonitos e práticos pode ajudar, não só no dia a dia, como na decoração de festas e eventos especiais. O que achou da dica? Compartilhe este artigo nas redes sociais e marque os amigos que gostam de flores!

Sua opinião é muito importante!

Comentários