Aprenda de uma vez por todas como limpar eletrodomésticos!



Blog UAU

Aprenda de uma vez por todas como limpar eletrodomésticos!

Limpar eletrodomésticos é uma tarefa que requer muito cuidado! Você não pode simplesmente pegar uma esponja e atacar as áreas sujas. As precauções certas garantem sua segurança e evitam danificar seus aparelhos.
A UAU reuniu dicas para que tudo saia certinho e seus eletrodomésticos fiquem limpos, sem danos e sem risco de acidentes domésticos ou de manchas indesejáveis, que vão tirar a harmonia no visual da sua cozinha. Confira!

Quais os materiais necessários para limpar eletrodomésticos?

Eletrodomésticos são caros e pesam muito no bolso. Você não troca de geladeira todo mês, não é mesmo? Portanto, é preciso ter cuidado e utilizar o material adequado para fazer a limpeza, sem que eles se estraguem ou que você acabe prejudicando a sua saúde e a da sua família usando produtos que podem ser tóxicos.
Para começar, separe:

  • detergente multiuso, como o limpador desengordurante da UAU;
  • esponjas macias;
  • escovas de cerdas suaves;
  • flanelas e panos de limpeza.

É importante evitar produtos abrasivos, que tanto danificam o equipamento como podem soltar resíduos em superfícies e alimentos.

Que cuidados são importantes para manter a segurança?

Para começar, retire todos os eletrodomésticos da tomada. Mesmo que você esteja limpando a geladeira, se ela ficar ao lado do purificador de água, ele também deve ser desconectado da energia.
Lembre-se de que a sua segurança vem em primeiro lugar. Assim, você não corre o risco de choques nem de danificar o eletrodoméstico.
Também não utilize esponjas de aço ou escovas de cerdas duras, que podem desgastar a superfície, retirar o esmalte e causar passagem de corrente elétrica.
Se você achar que a limpeza vai respingar líquidos no piso, forre-o com jornais, panos de chão ou tapetes. Assim, você não escorrega.
Por último, lembre-se sempre de utilizar luvas durante a limpeza, para proteger suas mãos do contato excessivo com os produtos, escovas e esponjas.

Quais produtos devem ser evitados na limpeza?

Por mais tentador que pareça, comece evitando as misturinhas caseiras, que têm sido uma febre nos tutoriais disseminados na internet. Elas não são tão eficientes e podem causar problemas como:

  • danificar seus eletros;
  • deixar cheiro forte;
  • contaminar seus alimentos.

Cuidado, também, com a água sanitária, que pode fazer mal à saúde se for ingerida e manchar roupas e superfícies. O álcool deve ser evitado, pois seu contato com fios e partes do eletrodoméstico onde passe corrente pode causar faíscas, trazendo riscos de acidentes graves com a energia elétrica.
Além disso, evite produtos corrosivos: você pode acabar prejudicando o esmalte da geladeira ou o inox do fogão, por exemplo. Cada superfície exige um produto apropriado. Pesquise qual o é ideal e utilize-o conforme as orientações no rótulo.

Com todas essas precauções, o que devo usar?

Para que a limpeza dos eletrodomésticos seja eficiente e atenda às necessidades de higienização para eliminação de bactérias e de fungos, é importante que ela seja feita utilizando os produtos corretos. Nas superfícies onde há gordura, por exemplo, o UAU Cozinha Desengordurante Limão atua de forma perfeita, pois alia rapidez e eficiência na retirada daquelas placas mais difíceis, que se acumulam com o passar do tempo.
Basta aplicar uma pequena quantidade diretamente na superfície a ser limpa e passar um pano macio. É importante, no entanto, que você faça um teste com o produto em uma pequena área para se certificar de que ele não vai manchar a pintura do aparelho, em especial no painel do fogão. Uma alternativa, nesse caso, é o UAU Multiuso, que também vai cumprir bem essa função.
A forma de aplicação é a mesma recomendada para o desengordurante e ele pode ser usado, inclusive, nas superfícies esmaltadas, de plástico, pintadas ou qualquer outra lavável. Uma das grandes vantagens desses produtos é que não será necessário enxaguar após passar o pano. Apenas secar bem para que não fique com marcas do produto.

Quais as orientações para limpar eletrodomésticos de inox?

Nos últimos anos, os aparelhos eletrodomésticos em inox ganharam as cozinhas brasileiras, conferindo a elas um ar de sofisticação e contemporaneidade. Mas é importante saber que os micro-ondas, geladeiras e fogões de inox devem receber um produto específico, para que não estraguem.
Experimente usar o UAU Limpa Inox e você vai manter os seus eletros brilhando e sem manchas. Para a aplicação, é preferível usar uma flanela limpa e seca. O ideal é que faça movimentos circulares para espalhar o produto na superfície, pois assim ela limpa enquanto já faz o polimento.
Não deixe que o UAU Limpa Inox seque no local aplicado para que não apareçam manchas. Mas, se isso acontecer, aplique mais uma camada do produto e faça o polimento novamente. Conforme a flanela fica cinza, a parede de inox ficará mais bonita.
Lembre-se de que os eletrodomésticos em inox não devem permanecer molhados, pois as gotas de água mancham a superfície. Para evitar que isso ocorra, sempre use um pano bem absorvente para retirar toda a água do aparelho.

Como limpar cada eletrodoméstico da forma certa?

Você deve se atentar à forma correta de higienizar cada um dos seus eletros. Confira algumas das nossas dicas!

Liquidificador

As partes removíveis desse aparelho devem ser desencaixadas para que seja feita a limpeza individual. Assim, você evita o acúmulo de germes na borracha, por exemplo. Lave-as na torneira, usando água corrente e detergente neutro. Você ainda pode bater água com um pouco de sabão neutro e enxaguar abundantemente em seguida.
A base não pode ficar sob a torneira. Limpe-a com um pano embebido em água morna e utilizando o UAU Multiuso. Depois, passe papel toalha ou uma flanela para retirar o excesso. Espere secar tudo antes de remontá-lo e guardá-lo no armário.

Geladeira

Retire as prateleiras e gavetas para poder lavar essas peças em água corrente, diretamente na pia, com uma esponja macia e sabão líquido. Nas partes em que não há inox, você pode usar o UAU Cozinha Desengordurante. É importante sempre manter a geladeira limpa e sem resíduos, para evitar a contaminação dos alimentos.

Forno

Os fornos exigem um cuidado especial. Sempre que utilizá-lo, espere esfriar o suficiente para evitar queimaduras e passe um pano embebido em água para tirar qualquer resto de alimento solto.
Use um produto específico, que não agrida a superfície interna do eletrodoméstico. Deixe-o aplicado no forno por alguns minutos, para facilitar a remoção da sujeira. Depois, limpe tudo com uma esponja ou pano úmido.
As grelhas podem ser retiradas e lavadas na pia, com água corrente, o desengordurante e uma esponja macia. É preciso secá-las antes de colocar tudo no lugar, ok?

Com que frequência devo fazer a limpeza dos eletrodomésticos?

Deixar a sujeira acumular nos seus eletrodomésticos fará com que a limpeza seja mais demorada. Portanto, o ideal é que você faça a higienização sempre que for colocar a sua cozinha em ordem.
Nos aparelhos menores, como liquidificador, a limpeza pode ser feita logo após a utilização, pois os restos de alimentos não secarão, dificultando a remoção. O fogão também não precisa esperar: você pode fazer uma limpeza na superfície no momento em que for lavar a louça. Assim, evita que se criem manchas de gordura.
Limpar eletrodomésticos não é nada difícil, só tem que ser feito da forma certa! Gostou das dicas? Aproveite para elaborar uma checklist de limpeza para manter a sua casa sempre em ordem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *