Adesivos de parede: saiba como usá-los de forma criativa



Blog UAU

Adesivos de parede: saiba como usá-los de forma criativa

Amados por uns, questionados por outros, os adesivos de parede definitivamente dividem opiniões. Mas uma verdade é simplesmente indiscutível: usar adesivos é uma forma bastante simples de renovar os ambientes da casa sem ter que gastar muito para isso! Econômicos, versáteis e práticos, esses elementos parecem ter vindo mesmo para ficar no universo da decoração. Ainda é apegado aos azulejos, às pastilhas e aos papéis de parede? Nada disso. Chegou a hora dos adesivos!

Gosta da proposta de adesivar para decorar os ambientes da casa e quer aprender a usar adesivos na parede de maneira criativa e harmoniosa? Então confira as dicas a seguir!

Escolha os ambientes

Os adesivos de parede podem ser aplicados em qualquer cômodo da casa, incluindo quartos, salas, cozinhas, banheiros, espaços gourmet e assim por diante. Só vale ressaltar que, no caso de locais úmidos, é importante recorrer a adesivos especiais, que sejam impermeáveis, laváveis e resistentes — como o adesivo vinílico.

Evite excessos decorativos

Por mais que os adesivos de parede possam ser usados em qualquer ambiente da residência, é sempre importante apostar no bom senso, no bom gosto e na moderação. Evite adesivar a casa inteira! Isso deixaria a decoração não só previsível, mas sobrecarregada.

O segredo está em usar os adesivos em pontos específicos, só para quebrar a monotonia, sem poluir os espaços visualmente e deixando a composição mais equilibrada.

Opte pelo modelo certo

Os adesivos de parede devem ser escolhidos de acordo com seus gostos pessoais, certo? Não existem regras quanto a isso. No entanto, a escolha pode ser mais certeira se o modelo for escolhido de acordo com o estilo e as cores já presentes no ambiente.

Quartos infantis, por exemplo, combinam com adesivos de personagens, bichinhos, formas geométricas e flores, enquanto sala e quartos dos adultos pedem adesivos mais sóbrios, com listras e grafismos. Já no caso da cozinha, os adesivos podem ter uma pitada de irreverência e modernidade, trazendo ícones e frases que remetam à culinária.

Acerte na escolha do tamanho

Não basta escolher adesivos bonitos e abusar da criatividade se as dimensões do espaço não forem respeitadas. Mas como definir o tamanho adequado do adesivo decorativo? Simples: basta analisar e medir a área a ser adesivada.

Ainda nesse tópico, é importante considerar também os demais elementos do ambiente e até prever o espaço que será destinado aos móveis, eletrodomésticos, acessórios e objetos decorativos. Afinal, todos esses itens compartilharão o ambiente com os adesivos de parede, não é verdade?

Aplique com cuidado

Antes de sequer pensar em iniciar a aplicação dos adesivos de parede, cheque se o material não danificará o revestimento. E sabia que já existem no mercado adesivos que podem ser colados e descolados sem causar grandes danos, como o descascamento da tinta?

Como cada material requer um tipo de aplicação diferente, o ideal é seguir à risca as orientações do fabricante na hora de fazer a aplicação. De modo geral, porém, podemos adiantar que adesivos devem ser colados em superfícies lisas, completamente limpas e secas.

Por fim, vale ressaltar que, por mais que a aderência e o acabamento tendam a ser melhores em paredes pintadas com tintas brilhantes ou acetinadas, os adesivos também podem ser aplicados em cerâmicas, pastilhas, superfícies de madeira, vidro ou acrílico.

E aí, gostou das nossas dicas de decoração com adesivos de parede? Para ter acesso a outros conteúdos exclusivos, acompanhe nosso perfil no Facebook!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *