7 maneiras de lavar tênis sem causar danos

Lavar tênis é uma tarefa necessária ao menos de vez em quando, principalmente quando eles são de cor clara. O problema é que são tantas dicas que encontramos por aí que fica difícil saber o que realmente é útil e o que deve ser evitado para não danificar o calçado.

Para ajudar você, separamos 7 dicas de como lavar seu tênis sem causar danos. Confira!

1. Lave à mão

Para começar, antes de iniciar o processo de lavar tênis, você sempre deve conferir a etiqueta de lavagem. Nela existem informações muito importantes, como a possibilidade de usar água morna, colocar na máquina, entre outras.

Caso você não tenha mais como verificar a etiqueta, não é recomendado usar a máquina de lavar roupas. Apesar de parecer mais prático, a durabilidade do seu tênis pode reduzir muito se você o colocar na máquina.

Se mesmo assim você optar por fazer esse tipo de lavagem, certifique-se de reduzir os danos colocando os tênis em um saco especial para máquina de lavar ou em uma fronha. Isso fará com que o tecido do calçado fique mais protegido durante o processo.

2. Utilize os produtos certos

O detergente neutro, o limpador multiuso e o sabão líquido são as melhores opções de materiais de limpeza para lavar tênis. Por não serem muito abrasivos, não retiram a cola, nem danificam o material. Nos tênis brancos também pode ser usado o alvejante, desde que ele não tenha cloro.

3. Não deixe de molho por muito tempo

Deixar os tênis de molho por várias horas também é algo que pode danificá-los, já que isso pode retirar a cola.

Sendo assim, por mais que essa ação pareça deixar a sujeira mais fácil de ser retirada, o ideal é deixar a peça de molho apenas por alguns minutos.

4. Saiba quais escovas usar para limpar tênis

Você costuma usar escovas de cerdas duras para lavar todas as partes dos seus tênis? Essa também não é uma prática muito indicada, já que algumas partes são mais delicadas e precisam de cuidado.

O ideal é usar a escova de cerdas macias para lavar o cabedal — parte de cima que cobre o pé e a língua. Quando for passar a escova nessas áreas, tenha cuidado para não desfiar o tecido. Em algumas partes você também pode usar escova de dentes e até cotonetes, dependendo do formato do tênis.

5. Enxágue bem

Após terminar a limpeza do seu calçado, enxágue até que todo o sabão seja retirado do tênis. E lembre-se de lavar as palmilhas e os cadarços separadamente.

Eles também devem secar separados do calçado, para não ficarem marcados e agilizar o processo.

6. Não seque o tênis diretamente no sol

Depois de terminar a limpeza do tênis, não coloque-o no sol, pois o calor pode deformá-lo. Também evite colocá-lo no varal.

O mais indicado é deixa-lo à sombra, com a abertura para baixo.

7. Evite lavar o tênis com muita frequência

Claro que lavar o tênis é importante, mas fazer isso com muita frequência vai desgastá-lo bem rápido, principalmente nos dias frios, em que há mais demora para secar.

Para retirar a sujeira, utilize um pano úmido com um limpador multiuso no cabedal e lave somente a sola com água e sabão neutro.

A palmilha você pode retirar e lavar, se estiver muito suja. Se o seu pé costuma suar muito, ou você utiliza o tênis para correr, invista em desodorizadores próprios para calçados. Assim, você reduz a necessidade de lavar tênis.

Gostou das informações? Quer receber mais dicas de limpeza diretamente em seu e-mail? Assine nossa newsletter!

Sua opinião é muito importante!

Comentários