5 dicas de como secar as roupas em dias chuvosos



Blog UAU

5 dicas de como secar as roupas em dias chuvosos

Vamos combinar: dia chuvoso não é o melhor dia para lavar roupa! O ideal é esperar o céu abrir e o sol voltar a brilhar para, só então, lavar as peças sujas. Mas e quando esperar não é uma opção?
No corre-corre da semana, nem sempre podemos deixar as peças se acumularem e, com ou sem chuva, precisamos lavar e secar as roupas do trabalho, os uniformes da escola, as peças da ginástica etc.
Este post é para ajudar você a secar as roupas em dias chuvosos, evitando que as peças fiquem com mau cheiro. Aproveite as dicas para ter roupas sequinhas e perfumadas, independentemente do clima!

5 dicas para secar as roupas em dias de chuva

1. Selecione as peças que precisam ser lavadas com mais urgência

Em dias chuvosos, é preciso priorizar as peças sujas que devem ser lavadas com mais urgência, como a roupa ou o uniforme do trabalho e da escola, por exemplo.
Roupa de cama e toalhas de banho podem ser colocadas em um cesto com itens como podem ser lavados depois, quando o tempo abrir.
Selecionando as peças mais urgentes, você diminui a quantidade de roupas lavadas que será pendurada no varal. Dessa forma, elas vão secar com mais facilidade.

2. Retire o excesso de água das roupas

Em períodos longos de chuva, todo o processo de secagem das peças fica mais lento devido à alta umidade do ar.
Em caso de lavagem manual, a dica é: após o enxágue, torça as roupas ao máximo para retirar o excesso de água. Quanto mais molhada a peça estiver, maior será o tempo de secagem.
Se a lavagem for feita na máquina, utilize a função centrifugar ao final do ciclo. Algumas máquinas têm uma função a mais (turbo centrífuga), que potencializa a secagem das roupas.

3. Deixe espaços entre as roupas no varal

Um grande erro que as pessoas cometem é sobrepor as peças no varal. Isso dificulta muito o processo de secagem.
Principalmente em dias chuvosos, procure colocar as roupas bem esticadas e, de preferência, mais afastadas umas das outras. O espaço entre elas vai favorecer a circulação do ar e, consequentemente, a secagem das peças.

4. Invista em um varal móvel

Para fugir dos respingos de chuva, nada melhor que um varal móvel. Nele, você vai poder esticar bem as peças e colocá-las para secar no lugar mais arejado da casa, ao abrigo da chuva. Uma boa dica é deixar o varal em uma varanda coberta ou perto de uma janela.

5. Aposte no ventilador ou no secador para agilizar o processo

Dependendo da sua urgência para secar as roupas, aposte no uso de um ventilador ou de um secador de cabelo. Deixe o aparelho ligado perto do varal por alguns minutos. Depois, vire as peças e deixe-o funcionando por mais alguns instantes.

Cuidados que devem ser tomados

Na hora de passar as roupas

Na hora de passar as roupas, certifique-se de que elas estejam secas ou levemente úmidas. Jamais passe peças molhadas, pois isso pode danificar o tecido. E, ao ligar o ferro, dispense o uso do vapor para não umedecer ainda mais o tecido.
As peças que secam sem o calor e a luz do sol nem sempre ficam perfumadas. Então, utilize um facilitador para passar roupas, produto que deixa uma fragrância agradável e ajuda a deslizar o ferro sobre o tecido.
A dica aqui é investir no UAU Passa Roupas. Ele elimina aquele cheiro ruim de mofo e perfuma com delicadeza as peças. Apenas tome cuidado para não molhar demais as roupas com excesso de produto.

Na hora de guardar as roupas

Nunca coloque no guarda-roupas as peças que não estiverem totalmente secas. Guardar roupas úmidas pode resultar em mau cheiro e proliferação de mofo e ácaros. Tome muito cuidado com isso!
Agora você é expert em secar roupas em dias chuvosos! Seguindo essas dicas para secar as roupas, as suas peças vão ficar sempre limpas e cheirosas.
Gostou do conteúdo? Aproveite a visita e leia também o nosso post com 5 dicas para economizar água na limpeza de casa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *