10 hábitos de limpeza para você adotar no seu dia a dia!



Blog UAU

10 hábitos de limpeza para você adotar no seu dia a dia!

Manter uma casa limpa e arrumada pode ser uma tarefa complicada para quem se divide entre trabalho, família e outras obrigações do dia a dia. Mas bons hábitos de limpeza podem facilitar a rotina e ajudar muito nessa jornada!
Confira 10 dicas fáceis para manter sua casa sempre organizada sem se sobrecarregar!

1. Não deixe nada para depois

Isso é fundamental. Quando notar algo por fazer, coloque logo a mão na massa! Aproveite o calor do momento e corrija o que estiver fora do lugar. Acumular tarefas é um tiro no pé: quando há muita coisa pendente, você fica mais desmotivado para começar, não é mesmo?

2. Faça a cama logo que levantar

Comece o dia já no ritmo! Quando levantar, suas primeiras obrigações são:

  • arrumar a cama;
  • dobrar os lençóis;
  • colocar os travesseiros no lugar.

O quarto bagunçado atrai mais desorganização. Portanto, é o primeiro lugar que você deve manter organizado.

3. Defina o lugar certo para cada coisa

Você já ficou com algo na mão sem saber onde guardá-lo? Essa é uma causa comum da bagunça. Organize gavetas certas na cozinha para os talheres, as tampas, os pratos e copos.
No guarda-roupa, tenha gaveteiros e caixinhas para guardar pequenos objetos. Assim, aos poucos, você vai habituando a sua mente a “apitar” quando o óculos estiver em cima da cômoda, em vez do seu lugar específico.
Se precisar, coloque etiquetas nas bordas das gavetas: assim, todos em casa sabem onde cada coisa deve ficar!

4. Use um aspirador portátil

De vez em quando, é bom aspirar as dobrinhas do sofá e os espaços escondidos. Arrastar um aspirador grande de um lugar para outro pode dificultar o processo.
Você logo pensa: “Vou ter que tirar isso do armário, limpar de novo e colocá-lo no lugar. Melhor deixar para aspirar depois”. Os portáteis são fáceis de manusear e limpar e, portanto, super práticos!

5. Tenha produtos de limpeza variados

Se você não tiver um lustra-móveis, pode acabar acumulando poeira sobre a estante. Sem um limpador multiuso, não dá para tirar o café que derramou sobre o balcão americano.
Ter produtos específicos para cada superfície — paredes, tapetes, pisos, fogão etc. — facilita muito a vida. Você já sabe o que vai usar, pega, limpa rapidinho e depois coloca tudo no lugar! Quer coisa melhor?

6. Faça as refeições na mesa

O lugar de comer é na mesa! Quantas vezes seus pais já não disseram isso? Eles sempre estiveram certos. Fazer refeições na cama ou no sofá vai apenas acumular farelos e favorecer a bagunça. Depois, é você quem vai ter que limpar.

7. Limpe o fogão logo que esfriar

Fez comida? Espere as bocas do fogão esfriarem o suficiente para você não se queimar e parta para a limpeza. Quanto mais tempo passa, mais a gordura e a sujeira formam crostas difíceis de retirar!

8. Não acumule louça na pia

Sujou o prato? Limpe! Bebeu água, seque o copo e o guarde no lugar certinho. A pia é um dos lugares onde a gente acumula mais itens sujos. Ter que lavar uma pilha de louça vai minar suas forças e levar embora seu tempo livre!

9. Faça doações e se livre do que não for útil

Temos o hábito de guardar tanta coisa sem uso que acabamos entulhando um cômodo inteiro com elas. Quem nunca teve um quartinho da bagunça em casa que atire a primeira pedra!
Em vez de fazer isso, por que não doar aquilo que você nunca usa, ajudar outras pessoas e manter sua casa muito mais organizada e prática?

10. Leve essas ideias a todos em casa

De nada adianta que você compre essas ideias sem os outros moradores da casa atrapalharem a organização. Para evitar desgastes, faça uma reuniãozinha e combine com todos como deve ser o dia a dia. Se for preciso, escrevam uma lista e fixem-na na geladeira ou em quadro que fique visível para todos!
Manter bons hábitos de limpeza evita desgaste físico, estresse e, de quebra, traz uma boa economia! Não acredita? Então conheça 5 cuidados com a casa que vão ajudar a manter suas contas em ordem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *