Conseguir segurar o orçamento doméstico e reduzir as contas da casa não é lá muito simples. Entretanto, é essencial equilibrar os ganhos e os gastos: sem isso, diminuem drasticamente as chances de se progredir e atingir objetivos na vida. Por isso, economizar é preciso: leia com atenção as nossas 6 dicas, e descubra medidas fáceis e eficazes para conter as despesas do lar!

1. Vá bem preparada às compras

Ao partir para as compras cotidianas, ou seja, abastecer sua despensa, geladeira, armário e área de serviço (principalmente no que diz respeito aos produtos de limpeza), vá com tudo planejado. Com práticas simples, como checar o que tem e o que falta, você previne desperdícios e limita os gastos.

 2. Faça uma lista com os itens a comprar

Baseada no que você verificou ser preciso comprar, prepare uma lista, a fim de não esquecer nenhum item, na correria de fazer compras. Isso é fundamental para fugir das idas ao mercadinho ou à loja de conveniência, que acabam saindo bem caras.

3. Pesquise onde comprar cada coisa

A internet é uma forte aliada de quem quer economizar nas compras, então, acesse os sites de supermercados e fique por dentro das ofertas. E, atenção: ao correr para aproveitar alguma promoção, foque somente nela. A menos, é claro, que você identifique outras boas oportunidades no mesmo local.

4. Frequente a feira do seu bairro

Mesmo parecendo coisa do tempo das avós, já que há frutas, legumes e verduras em qualquer supermercado, ir à feira é um jeito ótimo de economizar nesses produtos. E, quanto mais próximo do horário de término da feira você for, maiores suas chances de encontrar preços para lá de convidativos.

5. Resista aos apelos de consumo

Eles estão por toda parte, são sedutores e arruínam qualquer orçamento doméstico: os apelos para o consumo são uma verdadeira perdição. Em forma de caprichadas vitrines, ofertas imperdíveis que chegam por e-mail ou até mesmo daquela vendedora que vai a sua casa com as últimas novidades em produtos, esses chamados a gastar devem ser ignorados. Senão, nada de economizar e atingir a meta de economizar.

6. Reduza as contas da casa

Tudo que você puder fazer para reduzir o valor das contas de casa vai reverter em economia, e pode virar aquela tão sonhada viagem, ou uma reserva financeira para te deixar mais tranquila.

Portanto, procure seguir, em seu dia a dia, as sugestões abaixo elencadas:

  • Aproveite ao máximo a iluminação natural, só acendendo as luzes quando inevitável.
  • Tome banhos curtos: se tiver dificuldade em relação a isso, instale um temporizador.
  • Ao lavar a louça, abra a torneira somente na hora de tirar o detergente.
  • Junte bastante roupa para lavar na máquina, e use o ciclo normal, com 1 só enxague.
  • Passe as roupas em quantidade, a fim de utilizar o calor do ferro para passar várias peças.
  • Ao usar o celular, troque – sempre que possível – as ligações pelo uso de aplicativos de comunicação instantânea, como o WhatsApp e o chat do Facebook. Assim, você economiza na conta telefônica.
  • Ao comprar produtos de limpeza, prefira os de alto rendimento e desempenho: você faz menos reposições e ainda economiza tempo.

Ao seguir as dicas acima, e determinar-se a controlar o orçamento doméstico, você troca antigos hábitos por maneiras mais racionais de utilizar seus recursos. No final das contas, além de economizar, irá colocar um novo conceito em sua vida: o do consumo consciente, que é tendência mundial.

E, nessa mesma linha que está tomando conta do mundo todo, está a sustentabilidade: acompanhe agora o post Sustentabilidade: os cuidados ao escolher materiais de limpeza e saiba como fazer a diferença para o planeta a partir da sua casa!

O post As 6 diferentes maneira de economizar no orçamento doméstico apareceu primeiro em UAU blog.