Como ter mais produtividade e menos tempo na limpeza



Blog UAU

Como ter mais produtividade e menos tempo na limpeza

As mulheres modernas são multifuncionais: realizam inúmeras tarefas com muita habilidade e disposição, são mães, esposas, profissionais, amigas e quantos outros papéis quiserem exercer. E justamente por acumularem tantas funções é que otimizar o tempo e fazer o dia render se torna um desafio. Que tal aliviar ao menos um lado dessa história? Sabia, por exemplo, que as tarefas domésticas podem ser executadas com muita praticidade? Para isso, basta adotar as estratégias adequadas e usar os melhores produtos disponíveis no mercado. Quer turbinar sua produtividade e ganhar tempo na limpeza? Então se prepare para ser uma dona de casa ainda mais organizada!

Aposte em um bom planejamento

Antes de sequer começar a limpeza da casa, o ideal é organizar as tarefas do dia. Faça uma checklist com tudo o que precisa ser realizado e, à medida que as tarefas forem concluídas, elimine-as da sua listinha. A ordem das atividades pode ser definida por grau de prioridade ou até mesmo de dificuldade, começando pelo que for mais urgente ou mais fácil de fazer. Se for necessário, use uma agenda ou aplicativos móveis para ajudar no planejamento e na organização.

Faça uma triagem na casa

Ganhe tempo na arrumação e na limpeza doméstica fazendo uma triagem inicial em todos os cômodos para eliminar os maiores focos de bagunça. Passeie por cada ambiente recolhendo roupas, sapatos e utensílios espalhados. Aproveite para trocar os lençóis e as colchas sujas por peças limpas de enxoval. Coloque as roupas para lavar de acordo com as especificidades de cada tecido e, enquanto a máquina adianta esse trabalho, parta para outras tarefas pendentes.

Compartilhe as tarefas com a família

Nada de centralizar todas as tarefas e assumir a responsabilidade pela arrumação sozinha! O que acha de dividir essa missão com os outros moradores da casa? Já é mãe? Os filhos também podem (e devem) dar uma mãozinha! Cada um pode arrumar a própria cama, guardar suas roupas, seus brinquedos e materiais escolares no lugar certo, além de lavar as louças. Acredite: quando todo mundo ajuda, tudo fica mais leve, simples e prazeroso!

Invista em produtos de qualidade

Quem quer otimizar ao máximo a limpeza, ganhando tempo no dia a dia, não pode abrir mão de usar bons produtos, aqueles que oferecem ajudam a fazer muito mais com o mínimo de esforço possível. Na cozinha, use cloro ativo, detergentes, saponáceos, desengordurantes e eliminadores de odores. No quarto, recorra a produtos multiuso, limpadores de vidro, produtos específicos para o piso e limpadores com aromas agradáveis e suaves. Para limpar o banheiro, aposte em limpadores de box, desinfetantes e produtos clorados. Já na sala, use produtos de ação clareadora, limpadores de laminado, porcelanato ou cerâmica, aromatizadores e lustra móveis.

Evite deixar a bagunça acumular

Para não ter que gastar horas e horas na arrumação e na limpeza da casa, a melhor pedida é evitar que a bagunça se acumule. Procure manter a residência organizada e tente limpá-la aos poucos. Para isso, é fundamental que os moradores criem uma cultura de organização, colocando tudo no lugar depois do uso, lavando as louças depois de comer, fechando o que foi aberto, limpando o que sujou e assim por diante. Acredite: só com essa mudança de hábito você já vai economizar um tempo precioso!

Organize e limpe por etapas

Nada de tentar fazer muitas coisas simultaneamente. Cumpra a limpeza e a organização da casa por etapas, arrumando uma parte por vez. Lembre-se de que, como cada ambiente tem suas peculiaridades, até os produtos ideais para os espaços são distintos. E por falarmos em limpeza por etapas, aqui vai a nossa última (mas não menos importante) dica: sempre comece a higienização de cima para baixo, focando primeiramente nos armários suspensos, nas paredes e nas bancadas, para só depois passar para o chão!

E aí, pronta para se tornar uma dona de casa ainda mais organizada? Pois para ter acesso a mais informações do tipo e acompanhar as novidades que otimizarão sua produtividade, não deixe de seguir nossa página no Facebook!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *