Entenda como a gestão financeira pode ser a chave para o sucesso



Blog UAU

Entenda como a gestão financeira pode ser a chave para o sucesso

De nada adianta trabalhar sem parar e tentar aumentar ao máximo os rendimentos da sua família se esse dinheiro não for muito bem empregado, não concorda? Por essas e outras é que fazer uma gestão financeira eficiente é a chave para alcançar seus objetivos e realizar os sonhos de uma vida inteira. Você faz planos de viajar ou aumentar seu patrimônio, por exemplo? Então precisa providenciar a melhor gestão possível para suas receitas, mantendo o controle dos gastos e fazendo seu dinheiro render sempre mais. Confira algumas dicas para ajudar nesse objetivo!

Controle gastos e rendimentos

A primeira coisa a fazer para garantir seu controle financeiro é anotar detalhadamente quais são suas receitas e também suas despesas. Lembre-se de que você precisa enxergar com clareza para onde seu dinheiro está indo se quiser direcioná-lo bem. Afinal, organização é a base para tudo na vida! Anote em uma planilha tudo aquilo que a família ganha, somando todas as rendas, e acompanhe de perto as despesas, controlando o que é gasto.

Estabeleça suas prioridades

Agora que você já tem a clareza do que ganha e daquilo que gasta, é preciso estabelecer prioridades. O que é fundamental para o funcionamento da sua casa? Artigos como alimentação, limpeza e higiene, por exemplo, são básicos. Por isso, devem vir antes de tudo. Juntamente com eles, não se esqueça do pagamento das contas essenciais, como água, energia, aluguel e telefonia. Aí chega a hora de pensar nos planos. Para alcançar o sucesso, estabeleça o que é prioritário e poupe recursos para viabilizar essa conquista. Direcione suas economias para investimentos separados, de acordo com suas prioridades.

Corte despesas desnecessárias

Outro ponto fundamental para o perfeito funcionamento de um lar é manter a ordem, certo? Isso porque quanto menos se desorganiza, menos é preciso arrumar depois. Os gastos de casa têm a mesma lógica: quanto menos você gastar com itens desnecessários, menos vai precisar repor depois. Fique de olho nos itens supérfluos, que bagunçam a casa e as contas. Assim, sempre que for comprar algo, pense sobre a real necessidade daquilo. Claro que se dar certos mimos e ter pequenas regalias dá mais prazer à rotina, mas tudo deve ser feito com equilíbrio. Assim, a cada novo gasto, lembre-se de suas prioridades.

Pesquise melhores preços

Quando comprar for mesmo a melhor escolha, não se esqueça de pesquisar. Um mesmo produto pode ter uma variação de preço muito grande, dependendo de onde é vendido. Tanto nas compras do mês como em um gasto extraordinário, pesquise e veja a melhor forma de pagamento. À vista tem desconto? Então dê preferência ao pagamento na hora!

Defina metas para sua gestão

Quando você vai conseguir realizar seus planos? Para responder a essa pergunta, você precisa ter 2 coisas em vista com clareza: o custo para sua realização e quanto você consegue reservar por mês. Essas informações são muito importantes para determinar, por exemplo, quanto precisa poupar mensalmente. Essa é a base para estabelecer suas metas. Sabendo o montante que tem que ter de sobra, fica mais fácil determinar quais gastos podem ser feitos e quais precisam ser cortados. Percebe como tudo se interliga?

Renove alguns hábitos

Muitas vezes, podemos até cortar o máximo de gastos possível, mas alcançar nossas metas ainda fica difícil. Quando isso acontece, é hora de pensar em novos hábitos. E por mais que alguns gastos pareçam realmente necessários, costumam existir alternativas que simplesmente não vieram à mente antes, como:

  • Para cortar custos com gasolina, você pode evitar usar o carro para pequenas distâncias, andar de bicicleta ou priorizar caminhadas;
  • Para reduzir gastos com gás de cozinha, você pode fazer pratos para mais de uma refeição ou para mais de um dia de uma só vez, congelando-os para serem descongelados no micro-ondas;
  • Frutas e verduras não são caras e ainda favorecem uma alimentação saudável, podendo ser preparadas de forma natural em saladas, sem uso do fogão.

São diversas as formas de organizar suas finanças e se preparar para alcançar o sucesso em sua casa! Você tem, com certeza, suas próprias dicas para isso, não? Compartilhe suas sugestões conosco deixando aqui um comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *