Dicas de economia para realizar o sonho da casa própria



Blog UAU

Dicas de economia para realizar o sonho da casa própria

Conquistar o sonho da casa própria é o que a maioria dos brasileiros quer. E não é para menos! Com isso, você se vê livre do aluguel e pode investir na melhoria e na decoração de um espaço que é completamente seu! Mas por mais que a ideia seja ótima, a realidade é dura. É preciso trabalhar muito para conquistar esse projeto, economizando e abrindo mão de certas escolhas em prol de um objetivo maior.
Não sabe sequer por onde começar a economizar para comprar sua casa própria? Então leia o post que preparamos hoje e anote 4 dicas importantes para dar início às suas economias!
1. Controle o cartão
Entra ano, sai ano, entra um outro ano e o cartão de crédito continua sendo o vilão das contas de muita gente. Mas não é assim tão difícil entender essa relação. Afinal, essa tentação está sempre ali, à disposição, quando uma promoção salta diante dos nossos olhos. Nesse cenário, o que acontece? As pequenas compras vão se acumulando até que, quando a fatura fecha, o total é mais alto que o esperado, pesando bastante no orçamento.
Para não cair nessa armadilha, trate de limitar as compras com seu cartão ao que é realmente necessário — alimentação, necessidades de casa, medicamentos e assim por diante. É preciso entender o quanto antes que, para conquistar um sonho maior, é importante saber fazer as escolhas certas.
2. Venda seu carro
Parece difícil? Pois vamos dar simples (mas bons) motivos para tomar essa decisão: dinheiro na conta e economia com manutenção e combustível. Isso mesmo! Além de conseguir guardar um bom valor logo de início para investir em sua casa própria, você ainda deixa de gastar demais com gasolina e com toda a manutenção que um veículo exige.
Nesse contexto, você economiza usando transporte público e pode ser que nem precise desembolsar as passagens, pois provavelmente seu trabalho oferece algum tipo de auxílio nesse sentido. Pergunte! Para pequenos trajetos, você também pode usar outros meios, como a bicicleta. Aliás, praticar uma atividade física, como caminhar ou andar de bike, não só ajuda a melhorar a saúde como torna o dia muito mais prazeroso.
Está aí pensando que trabalha longe demais e, por diversos motivos, não quer usar transporte público diariamente? Nada de já olhar os anúncios para comprar um carro novo! Que tal dividir a viagem com colegas que moram nas proximidades da sua casa? Assim, o gasto que era só de uma pessoa pode ser compartilhado, diminuindo muito os custos.
3. Faça listas detalhadas
Antes de ir ao supermercado, faça a velha e boa listinha de compras! Pode acreditar: isso ajuda a manter o foco para você não sair comprando produtos só porque o preço está bom ou porque bateu uma vontade súbita. Aliás, é importante fazer uma lista bem específica, exatamente com os itens de que você precisa. Assim, em vez de anotar simplesmente material de limpeza, enumere os itens que faltam em casa.
Ainda nesse quesito, não se esqueça de 2 pontos muito importantes:
Pesquise sempre os melhores preços nos mercados da sua região para não pagar mais caro sem necessidade.
Registre impressões sobre as marcas que você usa, pois, por mais que algumas sejam mais em conta, podem demandar uma quantidade maior, o que acaba gerando prejuízo. A fórmula para o sucesso aqui deve ser: economia + bons resultados.
4. Adie projetos maiores
Para fechar nossas dicas com chave de ouro: faça uma coisa de cada vez. Pretende viajar nas férias? O que acha de colocar esse projeto em prática já quando estiver morando em sua casa nova? Mais uma vez, o ideal é pensar no bem maior. Então anote: fazer muita coisa ao mesmo tempo acaba atrapalhando a realização dos seus sonhos!
Quando você foca em apenas um objetivo, consegue ter resultados mais rápidos. Portanto, não se esqueça de suas prioridades! Ter sua casa própria e economizar com aluguel vai permitir que você use o dinheiro extra para conquistar outros projetos — como fazer várias viagens, que tal?
Além de seguir essas dicas, pense, no seu dia a dia, como você pode se ajudar a conquistar o sonho da casa própria! Pronto para começar agora mesmo? Então curta nossa página no Facebook e fique por dentro das novidades!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *