Como manter o quarto organizado: 10 dicas para evitar a bagunça



Blog UAU

Como manter o quarto organizado: 10 dicas para evitar a bagunça

O quarto é (ou ao menos deveria ser) um ambiente agradável, favorável ao descanso e inspirador de ótimos sonhos. Afinal de contas, essa parte tão especial da casa tem a missão de nos ajudar a recarregar nossas energias e recompor as forças depois de dias intensos de trabalho.
Por essas e outras, o quarto precisa reunir características que vão além da estética e da funcionalidade. Esse espaço da casa precisa ser, acima de tudo, limpo, organizado e acolhedor. Caso contrário, será praticamente impossível se sentir bem no ambiente, não é mesmo?
Que tal então aprender dicas práticas e eficientes de como manter o quarto organizado? Reunimos nesse post ótimas formas de evitar todo tipo de bagunça nesse cômodo.
Ficou interessado? Basta continuar com a leitura do nosso post. Aproveite!

1. Retire os itens desnecessários

A primeira dica sobre como manter o quarto organizado e muito bem arrumado é se livrar dos excessos de modo geral. Comece fazendo uma triagem no seu armário, dispensando tudo aquilo que você não usa mais — roupas apertadas ou largas demais, peças rasgadas ou fora de moda e por aí vai. O que tiver conserto, mas você não tiver a pretensão de usar, doe.
Depois de fazer essa limpa no guarda-roupa, passe para o resto do ambiente. Deixe nos criados-mudos, nas prateleiras, mesinhas e gavetas em geral apenas aquilo que você precisa e faz uso. Você vai ver como que só com essa geral e retirada dos excessos o quarto já ficará mais organizado e a vida muito mais leve!

2. Tome cuidado com as miudezas

É claro que os elementos decorativos são sempre bem-vindos no quarto, mas você deve evitar o excesso desses artigos de decoração caso o seu plano seja tornar o cômodo mais funcional e organizado. Pense bem: fica muito mais difícil manter o quarto limpo, prático e bem arrumado quando há muitos objetos pequenos espalhados.
Os porta-retratos ou os bibelôs e souvenirs trazidos de viagem, por exemplo, acumulam poeira e demandam um tempo extra na hora da arrumação e da limpeza. Melhor apostar em um visual mais leve e com elementos mais fáceis de higienizar, não acha?

3. Limpe o quarto com frequência e cuidado

Criar uma rotina semanal de limpeza é essencial para manter tudo organizado e propício ao descanso. Para tornar esse momento mais agradável, ligue o som e dê uma geral rápida no quarto. É o tempo de ouvir 4 das suas músicas preferidas enquanto passa um pano úmido nos móveis. É essencial investir na higiene!
A dica é fazer uso de produtos multiuso para uma limpeza prática. Quando for caprichar mais e fazer uma limpeza profunda, aproveite para afastar a mobília para varrer o chão.
Outra recomendação: lembre-se de sempre abrir as janelas para arejar o quarto e os armários para combater o mofo. Nos cuidados com a limpeza, vale destacar também que, na hora de higienizar o piso, você deve evitar produtos abrasivos, ok?

4. Troque sempre as roupas de cama

Uma maneira simples de como manter o quarto organizado, agradável e perfeitamente bem cuidado, com aquele toque de aconchego e bem-estar, é trocar as roupas de cama com frequência.
Usar peças de enxoval limpas e cheirosas é uma estratégia que não só otimiza a qualidade do sono como evita doenças respiratórias e alergias provocadas pela poeira, pelo acúmulo de ácaros e pela umidade residual do suor. Trocas semanais são mais que razoáveis, certo?
E vale destacar que, na higienização das roupas de cama, você deve sempre usar os produtos certos e, de preferência, dermatologicamente testados. Eles são mais seguros e adequados.

5. Aposte em cama baú

E por falar em roupa de cama, a dica aqui é apostar em móveis que facilitam a organização do espaço, e a cama baú é um ótimo exemplo disso. Ela dispõe de espaços para guardar as roupas de cama de forma bem organizada, além de abrigar os travesseiros, as colchas e os edredom. Outra opção é a cama com gavetas. Dessa forma você deixa os armários menos tumultuados.

6. Invista em outros móveis funcionais

Assim como a cama baú ou com gavetas, há outros móveis que ajudam a manter a organização do quarto sem ocupar grandes espaços. Estamos falando dos móveis funcionais.
As prateleiras fixadas nas paredes são excelentes recursos para acomodar caixas organizadoras, enfeites, livros, entre outros objetos. Armários suspensos ajudam muito a melhorar a circulação no espaço do quarto.

7. Crie uma cultura de organização

O grande segredo de quem sabe como manter o quarto organizado é o simples fato de criar uma cultura de organização. Investir em organizadores pode ajudar muito nessa tarefa. Quer um exemplo? Aposte em caixas de tamanhos diversos para abrigar itens como bijuterias, relógios, lenços, fotografias, livros etc.
As caixas organizadoras são úteis, podem incrementar a decoração e deixam o quarto ainda mais bonito e agradável. As coloridas dão um ar jovial e descontraído. As confeccionadas em cor clara e de fibra natural dão mais neutralidade ao ambiente. As possibilidades são muitas!
Nessa cultura de organização, outros aliados são as araras e cabides. Eles ajudam muito a manter as roupas organizadas e sem amarrotar. Os cabides de pé ou fixados na parede são bonitos e ainda servem para pendurar as bolsas.

8. Tenha um cesto para as roupas sujas

Se tem uma coisa que destrói o visual de um quarto é deixar roupas sujas jogadas no chão. Não bastasse o visual feio que deixa no ambiente, manter as roupas sujas espalhadas pelo chão pode danificar as peças estragando o tecido. Essa é uma prática que devemos evitar ao máximo.
A dica aqui é investir em um cesto para colocar a roupa suja. Além de práticos, eles podem ser decorativos. Guarde bem essa dica!

9. Opte por sapateiro fixados atrás da porta

Sapatos espalhados é outro fator que compromete a organização do quarto. Deixá-los mal acomodados dentro do guarda roupa ou em uma gaveta também não é uma prática legal. Na maioria das vezes, eles ficam apertados e amassados, deformando a aparência do calçado.
A dica é investir em sapateiros fixados atrás da porta. Eles têm bom custo-benefício e trazem muita praticidade para o dia a dia, sem ocupar espaço no ambiente. Outra vantagem é que deixam os calçados bem acomodados sem danificar.

10. Mantenha cada coisa em seu lugar

Procure não deixar seus objetos pessoais espalhados pelo chão ou jogados na cama. Lembre-se de que, se tirar algo do lugar, devolva assim que terminar de usar, ou se abrir uma porta, lembre-se de fechá-la!
E aí vai uma dica extra: jamais faça refeições no seu quarto. Restos de comida e farelos de alimentos podem colocar tudo a perder! Essas são medidas simples, mas que fazem uma diferença e tanto na manutenção da ordem do espaço.
Agora que você já sabe as melhores maneiras de como manter o quarto organizado, está animado para colocá-las em prática? Aproveite e conte para a gente de qual das nossas dicas você mais gostou. Tem alguma que você já pratica no seu dia a dia? Deixe aqui o seu comentário!
imagem casa organizada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *