Passo a passo: saiba como economizar nas compras do mês



Blog UAU

Passo a passo: saiba como economizar nas compras do mês

Fazer compras é uma tarefa tão corriqueira que, muitas vezes, nem paramos para pensar como uma simples ida ao supermercado pode comprometer o orçamento doméstico. De fato, essa ação pra lá de comum (e aparentemente inofensiva) pode realmente pesar no bolso, especialmente quando os consumidores não tomam os devidos cuidados.

Para muitas pessoas, aliás, o supermercado é o grande vilão das finanças. Sabia que esse tipo de despesa normalmente equivale a 13,8% do orçamento familiar? A boa notícia é que, adotando algumas medidas simples, é plenamente possível diminuir esses gastos! Confira a seguir um passo a passo para economizar nas compras do mês e não ser pego de surpresa na hora de pagar a conta!

Planeje as compras com base em suas finanças

O grande segredo para economizar nas compras do mês é o planejamento. Em outras palavras: é importante evitar ir às compras sem a devida programação, pois essa atitude acaba levando os indivíduos ao consumo excessivo, impulsivo.

De acordo com dados do SPC Brasil, 33% das compras por impulso são feitas justamente no supermercado. É mais que compreensível, portanto, que esse tipo de comportamento comprometa uma fatia considerável do orçamento familiar. Sabendo disso, fica fácil entender por que é indispensável planejar as compras do mês, estipulando um limite de gastos de acordo com as reais possibilidades financeiras da família.

Faça uma lista antes de ir às compras

Fazer uma listinha é uma atitude básica que pode fazer uma enorme diferença na economia doméstica. E a lógica por trás disso não tem nenhum mistério: ao enumerar os produtos necessários, o consumidor evita adquirir itens supérfluos. Além disso, fazer listas poupa um tempo precioso no mercado, pois torna a compra mais ágil e objetiva.

Para fazer uma boa lista de compras, abra os armários, confira a despensa e cheque a geladeira para identificar o que está faltando e, assim, poder detalhar as quantidades necessárias de cada item. Quer facilitar esse processo? Então que tal procurar por aplicativos móveis para montar sua checklist?

Procure fracionar as compras do mês

Ao contrário do que muitos podem pensar, as compras do mês não só podem como devem ser fracionadas para gerar uma maior economia. Ao comprar alimentos e produtos de limpeza semanal ou quinzenalmente, por exemplo, você consegue aproveitar promoções variadas nos supermercados.

Como se não bastasse, as compras menores evitam os indesejados desperdícios, uma vez que você dificilmente comprará algum produto próximo da data de validade, não tendo tempo suficiente para consumi-lo. Teste! Faça compras menores e mais frequentes, sempre respeitando o teto de gastos estipulado no planejamento mensal, e coloque o resultado na balança!

Fique de olho no rendimento dos produtos

Outra maneira de economizar nas compras do mês é optar por bons produtos, que apresentem um rendimento além da média. Esses itens tendem a ser vendidos a um preço mais caro, mas a relação entre custo e benefício é maior. Pode acreditar: acaba valendo muito a pena!

Sendo assim, antes de colocar os produtos no carrinho, observe o quanto eles rendem, compare-os com mercadorias similares e decida pela opção que promete durar mais. Desse modo, você vai demorar mais tempo até ter que fazer a reposição. Aproveite para perder de uma vez por todas o receio de experimentar novas marcas e testar produtos diferentes, porque você pode se surpreender positivamente!

Pesquise preços em diferentes estabelecimentos

Não tem como fugir dessa realidade: os preços dos produtos podem variar bastante de um supermercado para outro. Por isso, é fundamental ficar por dentro dos valores praticados nos estabelecimentos da sua cidade.

Preste atenção aos comerciais veiculados na televisão, a placas dispostas nas fachada e a panfletos impressos distribuídos nas ruas. Assine também a newsletter de alguns supermercados para conferir as promoções sem sequer sair de casa! Acompanhando essas publicações, você vai conseguir aproveitar ofertas pra lá de especiais.

Evite levar as crianças com você

Levar os filhos para o supermercado nem sempre é uma boa ideia, já que é praticamente impossível resistir ao apelo emocional dos pequenos. Geralmente, as crianças são atraídas por produtos supérfluos, caros e, eventualmente, até prejudiciais à saúde. Isso acontece porque costumam se deixar levar pela oferta de brindes ou por embalagens coloridas, sem considerar preço ou qualidade.

Nesse cenário, o ideal é que os adultos assumam a responsabilidade e o controle na hora das compras, definindo o que é melhor para os filhos. Tenha em mente que dá sim para agradar a criançada sem que a conta fique alta demais!

Se gostou do nosso post e pretende seguir o passo a passo para economizar nas compras do mês, não guarde essas informações apenas para você! Compartilhe estas dicas com seus amigos nas redes sociais e os ajude a economizar também!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *