Como a limpeza de escritório influencia na produtividade?



Blog UAU

Como a limpeza de escritório influencia na produtividade?

Você por acaso já parou para pensar na relação entre limpeza e produtividade? Pois esses conceitos podem estar mais intimamente ligados do que você imagina! A verdade é que ambientes limpos e organizados são capazes de tornar a rotina mais leve, consequentemente elevando a produção. Só para você ter ideia, uma pesquisa feita na Inglaterra revelou que as pessoas perdem aproximadamente 10 minutos por dia procurando objetos perdidos. No trabalho, o número é ainda mais preocupante, sendo desperdiçadas 5 horas semanais por pura falta de organização e limpeza.

Quer entender melhor como a limpeza de escritório influencia na produtividade profissional? Então continue acompanhando nosso post!

Faz ganhar tempo no dia a dia

Pode anotar: o grande segredo da alta produtividade é a organização. Para ser produtivo, portanto, é necessário saber organizar tanto o tempo como o espaço. Nesse sentido, é simplesmente fundamental manter o escritório limpo e arrumado. Com menos possibilidades de distração espalhadas pelo ambiente, você naturalmente faz menos pausas, o que representa uma boa economia de tempo.

É bem mais agradável

Quando o local de trabalho é limpo, organizado e bem cuidado, o ambiente se torna mais harmônico e agradável, o que influencia diretamente a produtividade. Concorda que é infinitamente melhor trabalhar em um espaço cheiroso e em ordem? Em ambientes limpos e organizados, as tarefas fluem, fazendo com que o prazer em trabalhar aumente. Acredite ou não, até mesmo a disposição e o humor são impactados positivamente nesse cenário.

Facilita a busca por itens

No escritório, cada coisa deve ser mantida em seu devido lugar. Desse modo, você não corre o risco de perder objetos ou até jogar fora documentos importantes. Quando o escritório é limpo e organizado, o profissional tende a encontrar o que precisa rapidamente. Pensando nisso, organize com cuidado as pastas, os armários e arquivos. Se for necessário, recorra a fichários, caixas e etiquetas para melhorar a organização do ambiente.

Melhora a saúde do profissional

A limpeza de escritório também trabalha a favor da saúde do profissional, prevenindo doenças causadas pela falta de higiene. Sabia que um ambiente sujo pode contribuir para o surgimento de estresse, o aumento da ansiedade e o desencadeamento de problemas respiratórios? E é claro que, adoecendo, o desempenho do profissional cai significativamente. Em casos mais graves, pode até ocasionar a ausência no trabalho, resultando em tarefas adiadas, atrasos e responsabilidades acumuladas.

Prolonga a vida útil de móveis e equipamentos

A mobília e os equipamentos do escritório também são beneficiados pela limpeza, já que a adequada higienização de mesas, cadeiras, computadores, armários e impressoras tende a prolongar a vida útil desses itens. No caso dos computadores, por exemplo, a fonte, os coolers e dissipadores devem estar sempre limpos para evitar danos e a necessidade de parar a máquina para reparos. Por outro lado, se esse equipamento tão importante para o desenvolvimento do trabalho funciona perfeita e continuamente, o uso do tempo será otimizado, assim como a produtividade!
Por fim, se você curtiu nossas dicas de hoje, compartilhe este post com seus amigos nas redes sociais! Vai que o home office de algum deles está precisando de um tapa na organização…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *