Aprenda a deixar seu apartamento aconchegante em 6 passos



Blog UAU

Aprenda a deixar seu apartamento aconchegante em 6 passos

Quem é que não sonha com um apartamento acolhedor, perfeito para ser chamado de lar doce lar, não é mesmo? E o melhor é que esse lugar especial não precisa ser grande ou luxuoso. Na verdade, se o apê for bem decorado e organizado, a limitação de metros quadrados tende a passar completamente despercebida.

Ao contrário do que muitos podem pensar, é sim possível transformar um apartamento pequeno em um lugar amplo e, ao mesmo tempo, acolhedor. Para isso, basta apostar em detalhes que embelezem o espaço sem prejudicar a área de circulação ou afetar negativamente a funcionalidade geral.

Quer saber como conseguir alinhar tudo isso? Pois continue lendo o nosso post de hoje e confira alguns passos para deixar seu apartamento aconchegante. Vamos lá?

Planeje o uso do espaço

O primeiro passo para deixar o apê mais aconchegante é planejar adequadamente o uso do espaço, aproveitando melhor cada cantinho. Considere a área disponível, a altura do pé-direito, o tamanho das paredes, os materiais e as cores dos revestimentos dos pisos, além dos móveis que você já tem.

Com base nisso, projete a decoração dos ambientes. Aproveite para fazer uma lista dos itens que podem ser descartados e também dos que você pretende adquirir para complementar o projeto. Que tal começar definindo o estilo da decoração? Pense se quer que o clima seja clássico, rústico ou retrô, por exemplo, estabelecendo assim um ótimo ponto de partida.

Elimine os excessos decorativos

Não se engane: para deixar o apartamento mais aconchegante, enchê-lo de elementos na tentativa de fazer com que pareça maior definitivamente não é uma boa estratégia. Aliás, muito pelo contrário! Isso polui e bagunça visualmente o espaço, tornando-o mais apertado e desagradável. O melhor caminho, portanto, é fazer uma triagem e eliminar os excessos. Aqui, o menos é mais.

Inclua elementos amadeirados

Acessórios amadeirados, pisos laminados, tons amarronzados e móveis de madeira são mais que bem-vindos em propostas aconchegantes de decoração. A madeira cumpre o papel de deixar o espaço mais quente, confortável e acolhedor, além de ser uma matéria-prima elegante e atemporal. Vale a pena investir em estantes, prateleiras, racks, painéis, nichos, criados e mesas nesse material.

Dê um toque verde ao apartamento

As plantas não só trazem vida e beleza para qualquer ambiente, como também inserem um toque natural aos espaços, deixando-os mais aconchegantes, vibrantes e convidativos. Quebrando a monotonia dos cômodos, toques de verde automaticamente alegram o apartamento.

Vale ressaltar que, ao usar plantas para decorar o apê, é fundamental optar por espécies de fácil cultivo, que não cresçam demais e que sobrevivam bem em ambientes de meia sombra. Quer algumas sugestões? A famosa Espada de São Jorge, a Rosa de Pedra, o Cacto, a Palmeira Raphis, a Violeta e a Begônia são boas pedidas para esses casos.

Invista em espelhos

Além de bonitos e versáteis, os espelhos dão profundidade aos espaços, criando uma sensação de amplitude. Assim, fazem o apartamento parecer maior do que realmente é. Para completar, os espelhos ainda deixam o imóvel mais sofisticado, aconchegante e iluminado. Você pode recorrer a espelhos grandes ou pequenos, com ou sem moldura e em diferentes formatos, assim como em móveis espelhados.

Ilumine bem os ambientes

Por fim, capriche na iluminação dos ambientes! Afinal, a luz é uma das principais responsáveis por tornar os lugares mais aconchegantes. Use e abuse de luminárias, pendentes, lustres, lâmpadas e arandelas. Para criar um efeito realmente acolhedor, prefira luzes amareladas, que deixam o clima mais agradável. A iluminação indireta, produzida por abajures e velas, também cumpre bem esse papel.

E então, vai seguir esses passos para deixar seu apartamento aconchegante e amplo? Que outras dicas você daria para quem deseja renovar a casa e ampliar os ambientes? Compartilhe suas opiniões e ideias conosco!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *