7 erros de limpeza da casa que você deve evitar



Blog UAU

7 erros de limpeza da casa que você deve evitar

Teoricamente, a limpeza da casa não envolve mistérios, certo? O problema é que talvez seja justamente tal facilidade a responsável por dar lugar ao piloto automático, fazendo com que realizemos as tarefas domésticas de limpeza sem o devido cuidado. E é por isso que, por mais que você se considere quase um expert no assunto, pode estar sim cometendo falhas que impactam negativamente a higienização — mesmo sem se dar conta. Sabia que alguns erros de limpeza podem até danificar pisos, revestimentos e móveis? Conheça já as principais falhas de limpeza da casa e fuja desses erros a todo custo!

Começar pelo piso

Uma falha bem comum, que prejudica a qualidade da limpeza como um todo, é começar por baixo, pelo piso. A maneira adequada de limpar a casa é iniciar a higienização pelos armários, eletrodomésticos e bancadas. Desse modo, as sujeirinhas que caírem no chão serão limpas juntamente com a geral final no piso.

Desperdiçar água

Um péssimo hábito cometido na limpeza da casa é o uso desnecessário de água. E, na verdade, essa atitude faz igualmente mal ao meio ambiente e ao orçamento familiar. Mas o que fazer para evitar desperdícios no dia a dia? Boas maneiras de se fazer isso consistem em remover o excesso de sujeira com papel toalha, ensaboar vários itens de uma vez só e depois enxaguá-los rapidamente. Com isso, você ganha tempo e poupa esse recurso extremamente precioso.

Demorar a trocar a esponja

Um erro de limpeza que ameaça a higiene, a saúde e o bem-estar da família toda é deixar de trocar as esponjas de lavar louças com a devida frequência. Pense bem: esse acessório não só fica úmido durante grande parte do tempo, como acumula diversos resíduos alimentares. Por isso, pode se tornar um verdadeiro criadouro de bactérias, aumentando o risco de doenças e contaminações. Assim, ainda que a aparência da esponja esteja boa, o ideal é trocá-la a cada semana ou, no máximo, a cada 15 dias.

Limpar com pressa

É claro que você deve tentar otimizar seu tempo ao máximo, desde que se lembre de que a pressa excessiva na verdade não é nada produtiva. Como já dizia o ditado, é realmente inimiga da perfeição. Quando fazemos a limpeza apressadamente, a tendência é que muitas áreas engorduradas e empoeiradas acabem passando batidas. Por isso, em vez de correr para limpar todos os cômodos da casa em uma tacada só, divida o processo em etapas. Fora isso, economize tempo usando bons produtos, que limpem com o mínimo de esforço possível.

Misturar os panos

Outro erro gravíssimo bastante cometido na limpeza da casa é misturar os panos, uma vez que essa confusão favorece a contaminação e a propagação da sujeira. Assim, os panos de chão devem ficar separados dos panos de prato, das flanelas, dos paninhos de pia, dos panos de banheiro e das toalhas. Cada tipo de pano deve ser categorizado e mantido em seu devido lugar. E até a lavagem desses panos deve ser feita separadamente, viu?

Escolher os produtos pelo cheiro

Casa cheirosa é realmente uma maravilha, não acha? Mas a verdade é que você jamais deve escolher os produtos de limpeza somente pela fragrância. Opte por produtos específicos para cada função! Eles podem (e devem) sim ser cheirosos, mas precisam, acima de tudo, ser eficientes. Para remover a gordura, use desengordurantes. Para lavar as louças, aposte em detergentes. Para limpar o piso, recorra a produtos multiuso ou destinados à limpeza pesada. Acredite: isso faz toda a diferença!

Abusar da abrasividade

Eventualmente, produtos mais fortes e abrasivos são necessários. Mas, de modo geral, é um erro usar soda cáustica, palha de aço, polidores e afins de maneira indiscriminada. Afinal, eles podem causar estragos significativos às superfícies. Com isso em mente, opte por produtos suaves e neutros sempre que possível.

E então, descobriu que costuma cometer muitos erros nesse setor? Sabe de outras falhas cometidas na hora da limpeza da casa que não incluímos na nossa listinha? Comente e divida suas impressões e seus conhecimentos conosco!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *