5 dicas essenciais para manter a casa em ordem



Blog UAU

5 dicas essenciais para manter a casa em ordem

A correria do dia a dia muitas vezes nos impede de olhar para a nossa casa com um pouco mais de carinho. Entramos e saímos tantas vezes que é mais fácil deixar algumas coisas pelo caminho do que colocá-las no seu devido lugar.

O ponto é que manter a casa em ordem faz bem tanto para a gente quanto para o ambiente, que permanece organizado e facilita a limpeza. Confira agora 5 dicas essenciais para manter a sua casa em ordem!

1. Evite excessos na decoração e organize os papéis

A quantidade de itens de decoração influencia diretamente na organização da sua casa. Quanto mais objetos você tiver, mais difícil será manter a casa em ordem. Sendo assim, menos é sempre mais.

Evite deixar as contas, as correspondências e os panfletos recebidos em cima da mesinha de centro ou de qualquer mesa. Organize as revistas em um revisteiro e deixe as superfícies livres para a decoração.

2. Pendure itens de cozinha

Para facilitar a rotina e o uso da cozinha no preparo dos alimentos, prenda os principais objetos em ganchos. O segredo está no local onde você vai colocar esses ganchos. Aproveite a parte interna dos armários para pendurá-los com o auxílio de pastilhas autocolantes, para que não haja a necessidade de furos. Pendure tesouras, colheres medidoras, abridores de latas e outros para liberar espaço nas gavetas.

3. Arrume a cama e não espalhe suas roupas

Estabeleça uma rotina ao acordar. Após levantar da cama, antes de sair do quarto, estique o lençol e a colcha e deixe os travesseiros em suas posições. Guarde tudo depois de utilizar qualquer objeto ou quando retirar roupas do armário para pode escolher melhor. O importante é não ignorar a bagunça ou deixá-la acumular.

Em relação às roupas, não crie extensões do seu armário ou guarda-roupas. Evite pendurar as peças nos móveis. Ou elas vão para dentro do armário ou vão para a lavanderia. Evitando esse péssimo hábito, você se organiza melhor e até encontra as roupas que gostaria de usar com mais facilidade.

E por falar no guarda-roupas, tire um dia para organizá-lo. Setorize tudo! Coloque as peças do mesmo tipo juntas, organize os acessórios e doe as peças que você não usa há muito tempo. Uma dica é guardar as camisetas em rolinho e não empilhadas. Assim você visualiza tudo com mais facilidade e ocupa menos espaço.

4. Não acumule objetos no banheiro

Não acumule produtos e objetos na bancada do banheiro. Ela deve ter o máximo de espaço livre possível. Organize os produtos do banheiro em cestas que não estragam com a umidade desse ambiente, ou seja, de acrílico ou plástico.

Guarde os seus produtos de beleza (maquiagem e perfumes) e os remédios no seu quarto, pois eles precisam estar em um ambiente fresco e arejado. Em relação aos cremes e demais produtos de higiene pessoal, agrupe-os de acordo com as suas finalidades.

5. Pratique o desapego e tenha sempre uma casa em ordem

Avalie o que você tem em casa e veja a real necessidade de continuar tendo aquilo. Você usou nos últimos dois anos? Ainda gosta tanto quanto na época em que comprou? O design ainda te agrada? Tem a ver com o seu “eu” atual? Tem motivos para guardar? Pratique o desapego e abra espaço para coisas novas no seu lar. Dessa forma, manter a casa em ordem ficará muito mais fácil.

Gostou das dicas? Deixe o seu comentário e compartilhe com a gente o que você faz para deixar o seu cantinho em ordem.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *